Altice vai impugnar migração da TDT

A Anacom determinou que a migração da TDT deve ser feita entre a terceira semana de janeiro e 30 de junho de 2020. «Esse calendário da Anacom não inclui qualquer margem para imprevistos, o que só demonstra amadorismo e irresponsabilidade no planeamento», responde a Altice
A Altice Portugal vai iniciar um processo num dos tribunais administrativos com vista à impugnação do processo de migração das frequências da Televisão Digital Terrestre (TDT). A operadora, que assumiu a responsabilidade de distribuir o sinal de TDT junto da população, considera que o calendário de libertação da faixa de frequências dos 700 MHz é «impossível de cumprir».
Em declarações à Agência Lusa, a operadora de telecomunicações confirma já ter dado conta dessa intenção de impugnação ao Governo, à Presidência da República, e à Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), que determinou que o plano de migração de frequências da TDT deverá ser levado a cabo entre a terceira semana de janeiro e 30 de junho de 2020, a fim de libertar a faixa dos 700 MHz para a quinta geração das redes móveis (5G).
«A Altice Portugal reafirma que se trata de um calendário que será impossível de cumprir, como aliás, desde há um ano, tem vindo a reiterar e justificar repetidamente desde o início da atividade do grupo de trabalho (que definiu a migração da TDT)», refere a operadora.
A Altice informa ainda que acionou as ordens de encomenda de novos equipamentos de rede, que deverão assegurar a migração de frequências, mas também reitera que estas encomendas podem demorar um «período mínimo de quatro meses» a serem cumpridas. O que, no melhor dos cenários previstos pela Altice, «vai levar a que só estejam reunidas condições para iniciar o 'roll-out' (lançamento) a partir da segunda semana de fevereiro».
«Ao manter a data de 30 de junho de 2020 para o final do processo, a Anacom encurtou o período de 'roll-out', eliminando qualquer possibilidade de fazer face a imponderáveis que venham a motivar a suspensão temporária dos trabalhos», refere a Altice, escalando de seguida no tom das críticas à reguladora das comunicações: «Esse calendário da Anacom não inclui qualquer margem para imprevistos, o que só demonstra amadorismo e irresponsabilidade no planeamento».
Em declarações para a TSF, Alexandre Fonseca, Administrador da Altice Portugal, admitiu mesmo a possibilidade de passar para o Estado Português os custos derivados dos contactos estabelecidos com centros de assistência telefónica dos utilizadores de TDT depois da migração das frequências. O CEO da Altice não se coibiu de considerar que Cadete de Matos não tem condições para se manter na presidência da Anacom.
Relacionados
-
Anacom: migração da TDT arranca em janeiro e termina em junho
A Anacom recorda que não será necessário reorientar as antenas de TV para captar os novos canais da TDT. A migração arranca no sul do País e termina nos Açores e Madeira
-
Libertação das frequências TDT para o 5G arranca no início de 2020
Apesar das alterações que vão ser feitas, continuará a ser possível criar dois novos canais no serviço de televisão em sinal aberto
-
Huawei não vai esperar pelas redes para lançar smartphones 5G em Portugal
A garantia foi dada por Tiago Flores, responsável pela área de consumo da empresa chinesa no mercado português.
-
TDT: Altice Portugal quer impugnar a decisão da ANACOM e propõe concorrer ao Tribunal Arbitral
Atualmente, a Meo cobra 885,1 mil euros por Mbps aos canais de TV generalistas RTP, SIC, e TVI. Em novembro, a Anacom determinou uma redução unilateral dos preços da Televisão Digital Terrestre (TDT) em 15,16%.
-
O maior "apagão" de que há memória afetou 8,8 milhões de acessos da Altice
A Anacom confirma apenas que o bloqueio das comunicações se deveu a uma interrupção nas ligações às redes internacionais e não indica o motivo técnico que originou essa interrupção. A falha ocorreu em maio de 2017 - mas só agora se soube da dimensão
Em destaque na Homepage
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários