exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Basta uma película de 3 euros para enganar o sistema de desbloqueio do Galaxy S10

Yui Mok - PA Images - Getty Images

O erro foi descoberto por um casal inglês que verificou que a impressão digital de ambos conseguia passar o sistema de impressão digital do telemóvel. A marca promete resolver a situação com a próxima atualização de sistema

  • 333

Francisco JM Garcia

A Samsung admitiu que o modelo Galaxy S10 tem uma falha que permite qualquer impressão digital desbloquear os aparelhos, quando lhes é aplicada uma película de gel no ecrã e que não precisa de ser "especial" –custa 2,7 libras em sites como o eBay (o equivalente a 3,13 euros). O erro foi detetado por uma utilizadora britânica quando o seu marido conseguiu desbloquear o smartphone com uma impressão digital que não estava registada.

Segundo a BBC, a marca já prometeu uma atualização para resolver o problema, embora no lançamento do modelo, em março deste ano,o sistema de autenticação por impressão digital integrado no ecrã tenha sido um dos destaques da apresentação.

O KaKao Bank, um banco online sul-coreano, sugeriu que todos os utilizadores desligassem esta opção até que a tecnológica lance a atualização de software que corrige o problema. O canal inglês conta ainda que no passado tinham já sido registadas situações em que algumas proteções de ecrã não eram compatíveis com os modelos Samsung, por deixarem um pequeno espaço com ar que interferia com o sensor que lê os comandos do utilizador.

Entretanto, a Samsung emitiu uma nota oficial a pedir aos utilizadores de Galaxy Note 10/10+ e S10/S10+/S10 5G que removessem este tipo de películas dos smartphones e apagassem as impressões digitais registadas para evitar problemas. A marca sugere ainda registar novas impressões sem nenhuma película no ecrã ou desativar a função até à atualização de software que está prometida para a próxima semana.

Nota: notícia atualizada a 19 de outubro com novas informações fornecidas pela Samsung

  • 333