exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Peex Live: a app que permite fazer a mistura de som em concertos

Peex

Artistas como o britânico Elton John já aderiram a este sistema e a audiência dos seus concertos consegue gerir o nível de som de cada instrumento livremente. É um sistema útil para espetadores que não consigam um lugar privilegiado em grandes salas de concertos

  • 333

Francisco JM Garcia

Já há uma aplicação que permite aos espetadores de um concerto controlarem a mistura de som através do telemóvel de forma a poderem ouvir melhor o seu instrumento favorito. A app dá pelo nome de Peex Live e emparelha-se com o Peex rX, que consiste num auricular ligado a um recetor de ondas rádio transmitidas diretamente pela mesa de mistura.

Este sistema tem vindo a ser usado na Farewell Yellow Brick Road, a tournée final de Elton John que arrancou nos Estados Unidos a 8 de setembro de 2018 e tem mais de 300 concertos agendados em todo o mundo.

Instagram

Sem qualquer atraso no som (tal e qual como se fosse ouvido ao vivo) e com a possibilidade de aumentar e baixar o volume dos instrumentos consoante o gosto pessoal do ouvinte, esta app distingue-se ainda por permitir que um espetador encontre uma alternativa tecnicamente viável quando se encontra num local com má acústica ou distante da sala de concertos .

O Peex rX coloca-se ao pescoço, assemelha-se aos dispositivos de áudio guia utilizados em museus, tem apenas um botão para ligar/desligar e totalmente controlado através do smartphone após ser emparelhado.

Aliás é no ecrã do telemóvel pode-se ver uma interface com cinco canais (guitarra, voz, teclas, baixo e bateria) com um controlador de intensidade cada que permitem ao utilizador regular o som que vai chegar aos auriculares.

Veja abaixo o vídeo oficial que explica o funcionamento do sistema:

  • 333