exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Nos cria laboratório de testes com 5G em Matosinhos

REDA&CO - Getty Images

A Anacom concedeu permissão para a Nos operar com uma banda de rede que atinge os 3,5 GHz, que será utilizada durante os testes com o serviço de eMBB

  • 333

Francisco JM Garcia

A partir desta quarta-feira vai estar disponível um espaço para testes com a rede 5G criado pela Nos na cidade de Matosinhos. Neste espaço a empresa de telecomunicações pretende testar soluções para o mercado empresarial e residencial, bem como para um contexto institucional e autárquico.

Miguel Almeida, diretor-executivo da Nos, diz num comunicado que « tornar Matosinhos a primeira cidade nacional com uma rede 5G 100% operacional é um marco na história das telecomunicações em Portugal. O desafio tecnológico de disponibilizar em toda uma cidade a nova geração de comunicações móveis foi acolhido com entusiasmo e energia pelas equipas da NOS e hoje estamos orgulhosos do resultado. Estamos certos que tecnologia 5G vai beneficiar toda a sociedade portuguesa, das empresas e instituições públicas aos cidadãos, e que o pioneirismo da NOS vai constituir um contributo inquestionável para o desenvolvimento económico e social do país».

A Anacom permitiu à Nos utilizar um espetro de banda de rede que vai atingir os 3,5 GHz, para fazer testes com o um serviço de eMBB (enhanced Mobile Broadband, em inglês) capaz de atingir velocidade de 1 Gigabit por segundo. A marca pretende aplicar este tipo de serviço a dispositivos móveis pessoais para melhorar a qualidade de navegação com dados móveis.

A infraestrutura que vai suportar estes testes em Matosinhos é composta por uma rede com cerca de 20 estações de rádio que cobrem toda a área de Matosinhos, bem como a Zona Livre Tecnológica – que delineia a área que se encontra entre o Parque da Cidade, Porto de Leixões, Freguesia de Senhora da Hora e a zona comercial do NorteShopping.

  • 333