exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

EUA preparam-se para aprovar exceções à Huawei «muito em breve»

Foto: Wang Zhao / Getty Images

Já há mais de 260 pedidos de exceções ao bloqueio imposto pelos EUA à Huawei. O secretário para o Comércio Wilbur Ross admite que as licenças excecionais devem chegar muito em breve.

  • 333

Exame Informática

As empresas devem assumir que não irão conseguir a exceção, uma vez que os EUA se preparam para aprová-las de forma criteriosa. Este regime de exceção será o que permitirá a empresas dos EUA negociarem com a Huawei, depois do bloqueio decretado pela Administração Trump.

O secretário para o Comércio Wilbur Ross assumiu em entrevista à Bloomberg que foram recebidos «mais pedidos do que os que esperávamos», mas não detalhou quem pediu este tipo de licenças excecionais. A Google será uma das empresas mais afetadas, uma vez que a Huawei não pode vender novos telefones com Android a usar a Google apps. Recorde-se que também a capacidade de atualizar os telefones existentes irá perder-se quando a licença temporária expirar.

Não é expectável que as empresas de telecomunicações venham a conseguir este tipo de licença excecional, uma vez que um dos principais argumentos dos EUA é o de que a Huawei estaria a ser usada para espiar cidadãos a favor do governo chinês precisamente através dos aparelhos celulares.

  • 333