exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Microsoft Japão: funcionários são mais produtivos em semanas de quatro dias

David Ramos - Getty Images

A Microsoft conduziu um teste nas suas instalações no Japão, instituindo a semana de trabalho de quatro dias. As conclusões são que os funcionários ficam mais felizes, produzem mais e faltam menos.

  • 333

Exame Informática

Durante o mês de agosto, os trabalhadores da Microsoft no Japão trabalharam apenas quatro dias por semana. Todos os 2300 funcionários tiveram direito a fins de semana prolongados, a começar à sexta-feira, sem qualquer alteração no salário, ao abrigo da iniciativa Work-Life Choice Challenge Summer 2019. A empresa concluiu, no fim do piloto, que os funcionários passaram a estar mais felizes, as reuniões foram mais eficientes e que a produtividade aumentou 40%.

«Trabalhe durante um curto período de tempo, descanse bem e receba muito. Quero que os funcionários pensem e experimentem uma forma de atingir os mesmos resultados, mas trabalhando menos 20% do tempo», descreve o CEO Takuya Hirano.

Os empregados envolvidos nesta medida precisaram de faltar menos e ainda houve uma redução de 25% no consumo de eletricidade e de 59% no número de páginas impressas, noticia o The Guardian.

Um estudo da empresa de Recursos Humanos Robert Half concluiu que 66% dos trabalhadores queria trabalhar menos de cinco dias por semana. Outro estudo, da Harvard Business Review, revelou que reduzir o dia de trabalho de oito para seis horas também conduzia a aumentos de produtividade. Por fim, um inquérito de 2018 a mais de três mil funcionários feito pela Kronos mostrou que metade dos inquiridos admitia conseguir fazer o seu trabalho em apenas cinco horas por dia.

Um porta voz da Microsoft afirma que «no espírito do crescimento, estamos sempre a procurar novas formas de inovar e usar a tecnologia para melhorar a experiência dos nossos trabalhadores em todo o mundo», embora não se confirme se o projeto vai ser alargado a outras regiões.

  • 333