exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

BIP, uma plataforma para acelerar o desenvolvimento de baterias

A Aliança Europeia para as Baterias (EBA) e a EIT InnoEnergy criaram uma plataforma online onde pretendem juntar investidores e os que procuram investimentos para acelerar o desenvolvimento de baterias.

  • 333

Exame Informática

O segmento das baterias na Europa representará mais de 250 mil milhões de euros por ano, até 2025 e, para acelerar o desenvolvimento destes componentes, surge a plataforma online BIP, ou Business Investment Platform. A iniciativa surge na sequência de um esforço conjunto da Aliança Europeia para as Baterias e a EIT InnoEnergy, o motor para a inovação na área da energia sustentável na Europa.

A rede de network da BIP, formada através do ecossistema da EIT e da EBA, inclui instituições financeiras públicas e privadas e mais de 300 stakeholders industriais e académicos, explica o comunicado de imprensa.

A plataforma visa ligar instituições financeiras e empresas, diminuindo o tempo para a obtenção de investimento e reduzir o risco para as duas parte ao ajudar e dar formação às empresas envolvidas. Em paralelo, a solução permite aumentar a robustez dos casos de investimento em todas as dimensões necessárias (tecnologia, equipa, cadeia de valor, sustentabilidade ambiental e off-takers).

Em outubro de 2017, o vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic atribuiu à EIT o mandato de liderar a implementação da EBA, com o objetivo de facilitar a transição para a mobilidade elétrica, mantendo o valor criado na Europa.

Várias instituições já usam a plataforma com um valor líquido de investimento potencial de mais de 20 mil milhões de euros.

  • 333