exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Delox: startup portuguesa conquista terceiro lugar em programa europeu de inovação na Saúde

A startup portuguesa Delox arrecadou 50 mil euros e o terceiro lugar no programa Headstart. Os fundos vão ser usados para acelerar o lançamento dos seus produtos na área da Saúde.

  • 333

Exame Informática

O programa Headstart da Comissão Europeia e do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia visa acelerar a inovação na Saúde. A iniciativa destina-se a distinguir startups e PMEs que já tenham um protótipo desenvolvido e que estejam preparadas para lançar um produto. A portuguesa Delox conseguiu apurar-se em terceiro lugar neste programa. O CEO e cofundador da empresa, Fadhil Musa, afirma que «tínhamos a noção da qualidade dos programas de saúde do EIT e foi por isso que nos candidatamos ao Headstart, que foi para nós uma porta de entrada para a rede de saúde do EIT».

Com esta rampa de lançamento, os vencedores asseguram financiamento e também acesso à rede de contactos através do EIT Health, o que lhes permite depois acelerar o desenvolvimento e comercialização de produtos e soluções que podem melhorar a saúde dos cidadãos europeus.

A Delox surgiu em junho de 2018 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e concebe e desenvolve uma nova geração de dispositivos de bio-descontaminação para combater todos os tipos de microorganismos. A solução assenta em tecnologia proprietária e promete bio-descontaminação para todos, em qualquer lugar, explica o comunicado de imprensa. Os próximos passos envolvem uma segunda ronda de financiamento para se conseguir a certificação dos produtos e preparar a entrada no mercado.

Nuno Viegas, Business Creation Manager do EIT Health InnoStars para Portugal, afirma que o «programa contribui para aumentar a probabilidade de atrair investimento no futuro» e conta que « o EIT Health Innovation Fellowship Network Alumni Showcase juntou os ex-alunos que se destacaram nos vários programas de inovação do EIT Health, tendo sido apresentados os sucessos alcançados num encontro com mais de 300 pessoas no Pavilhão do Conhecimento».

  • 333