exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

HP volta a dar nega à Xerox em negócio multimilionário

Crédito: NESA by Makers / Unsplash

«Não estamos dependentes deste negócio», consideram os executivos da HP

  • 333

A HP rejeitou, pela segunda vez, uma proposta de aquisição por parte da Xerox. Numa carta publicada neste domingo, o conselho de administração da HP levanta vários problemas à proposta de 33,5 mil milhões de dólares, cerca de 30,4 mil milhões de euros, feita pela empresa concorrente no sector da impressão.

«Reiteramos a rejeição da proposta da Xerox por subvalorizar significativamente a HP», pode ler-se no documento. «Adicionalmente, é altamente condicional e incerta. Em particular, continua a haver incerteza sobre a capacidade da Xerox em conseguir parte do dinheiro da proposta», acrescentam ainda os executivos da HP.

Segundo a carta, caso o negócio fosse para a frente também criaria uma empresa com uma dívida excessiva. «A vossa proposta não constitui base para diligência ou negociação», sublinha ainda a HP.

A tecnológica questiona ainda o porquê de a Xerox ter falhado as estimativas financeiras em quatro dos últimos cinco trimestres, ao mesmo tempo que aponta o dedo à empresa por ter perdido mais de mil milhões de dólares de valor em bolsa no período de um ano.

A proposta de aquisição da Xerox à HP tem dado que falar por vários motivos: para começar, o valor do negócio, que tornaria a aquisição numa das maiores do ano e numa das maiores de sempre; depois por ser uma proposta com ameaça de aquisição hostil, isto é, se a empresa não aceitar, a proposta será feita diretamente aos acionistas; e o caso ganha ainda mais relevo por a Xerox ser, em dimensão de negócio e valor de mercado, uma empresa muito mais pequena do que a HP.

A maior parte do negócio da Xerox continua assente no sector da impressão, enquanto a HP, apesar de também ter uma divisão de impressão, tem a maior fatia das receitas com origem na divisão de computadores pessoais. Segundo a publicação TechRadar, a HP teve receitas totais de 58 mil milhões de dólares em 2018, um valor muito acima daquele proposto na aquisição da Xerox.

A primeira proposta de aquisição da Xerox foi feita no início do mês, com a administração da HP a ter rejeitado pouco depois. Os executivos da Xerox voltaram à carga na semana passada, com uma ameaça de aquisição hostil, e argumentando que não havia motivos para que a HP não aceitasse o acordo.

  • 333