exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Polícia de Massachusetts já está a testar cão robô da Boston Dynamics

Spot é o cão robotizado criado pela Boston Dynamics e que está a ser usado pela brigada de explosivos da Polícia do estado do Massachusetts

  • 333

Exame Informática

Documentos internos das autoridades mostram que o Spot foi usado como «aparelho móvel de observação remota» e para manter vigilância sobre objeto suspeitos em locais perigosos. De agosto a novembro, o cão robô da Boston Dynamics foi usado em dois incidentes reais, além de ter sido útil em sessões de treino. As autoridades não alteraram o robô canino, nem o tornaram uma arma, contentando-se com a versão produzida pela empresa, noticia o Engadget.

A Boston Dynamics não permite a utilização do Spot como arma, ou em tarefas que magoem ou intimidem humanos. É precismente por ter estes fins pacíficos que a empresa opta por alugar e não por vender estas soluções.

Algumas organizações de defesa das liberdades civis nos EUA pediram maior transparência sobre a forma como os robôs são usados pelas autoridades, incluindo um detalhe de quais as políticas de utilização, lembrando um caso de 2016 quando foi usado um robô com um explosivo para matar um atirador em Dallas.

  • 333