exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Portugal e França assumem Presidência do Conselho Ministerial da Agência Espacial Europeia

Illustração feita pela NASA de um asteroide a passar perto da terra

NASA

A Conferência Space19+ marcada para os dias 27 e 28 de novembro é o momento em que Portugal apresenta o plano de implementação da estratégia “Portugal Space 2023” e assume a Presidência do Conselho Ministerial da ESA.

  • 333

Exame Informática

Os Estados Membros da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) definem a estratégia da agência e os níveis de investimento no que diz respeito às áreas de exploração, acesso e transporte, operações e investigação no setor espacial na Conferência Space 19+ que acontece em Sevilha hoje e amanhã. Vai ser neste fórum que Portugal e França assumem a Presidência do Conselho Ministerial do organismo e que Portugal vai apresentar o plano de implementação da estratégia “Portugal Space 2023”.

Os programas espaciais devem contar com um orçamento superior a 14 biliões de euros para o período de 2020 a 2024. O Ministro Manuel Heitor vai apresentar um plano para Portugal aumentar em cerca de 20% a contribuição nacional para a ESA, o que representa um investimento público de cerca de 250 milhões de euros na próxima década e até 2030. Segundo o comunicado de imprensa, este investimento público deve servir para alavancar um investimento global de 2500 milhões de euros, com um equilíbrio de 50/50 entre receitas públicas e privadas. O setor do espaço deve crescer dos atuais 40 a 50 milhões anuais para uma faturação de 500 milhões anuais em 2030 e dinamizar a criação de cerca de mil empregos qualificados nos próximos dez anos.

A delegação portuguesa neste encontro é presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor e inclui os membros da Agência Espacial “Portugal Space” Chiara Manfletti (presidente), Luís Santos, Ricardo Conde, Hugo Costa e Luís Serina, assim como Carla Santos, da REPER em Bruxelas.

  • 333