exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Austrália usa câmaras com Inteligência Artificial para detetar condutores ao telemóvel

Jung Getty - Getty Images

O governo de Nova Gales do Sul, na Austrália, aprovou a utilização de câmaras equipadas com sistema de Inteligência Artificial para detetar quando o condutor está a usar o telemóvel enquanto conduz

  • 333

Exame Informática

Numa estreia mundial, a Austrália vai passar a usar câmaras com IA para identificar e multar condutores que sejam apanhados a usar o telemóvel ao volante. O sistema de câmaras vai conseguir identificar estes casos imediatamente e há uma equipa de técnicos humanos a rever as imagens assinaladas para evitar falsos positivos. A medida prevê a instalação de câmaras fixas e também de sistemas móveis para apanhar os condutores em flagrante.

Durante os primeiros três meses, os condutores prevaricadores vão safar-se com um aviso apenas e, a partir daí, vão começar a receber multas de cerca de 200 euros e perder pontos na carta, noticia o Engadget. Em zonas críticas, como nas redondezas das escolas, a pena sobe para o dobro para cada infração.

Um estudo encomendado pelas autoridades aponta que seja possível evitar cem acidentes fatais ao longo de cinco anos com a utilização deste sistema.

A privacidade está salvaguardada uma vez que as câmaras não estão a apontar para os rostos, no entanto, a medida está a ser criticada por levar o ónus da prova para cima dos condutores. Estes é que terão de provar depois em tribunal que não estavam a mexer no telemóvel e que se tratou de uma interpretação errada do validador humano.

  • 333