Austrália usa câmaras com Inteligência Artificial para detetar condutores ao telemóvel

Jung Getty - Getty Images
O governo de Nova Gales do Sul, na Austrália, aprovou a utilização de câmaras equipadas com sistema de Inteligência Artificial para detetar quando o condutor está a usar o telemóvel enquanto conduz
Numa estreia mundial, a Austrália vai passar a usar câmaras com IA para identificar e multar condutores que sejam apanhados a usar o telemóvel ao volante. O sistema de câmaras vai conseguir identificar estes casos imediatamente e há uma equipa de técnicos humanos a rever as imagens assinaladas para evitar falsos positivos. A medida prevê a instalação de câmaras fixas e também de sistemas móveis para apanhar os condutores em flagrante.
Durante os primeiros três meses, os condutores prevaricadores vão safar-se com um aviso apenas e, a partir daí, vão começar a receber multas de cerca de 200 euros e perder pontos na carta, noticia o Engadget. Em zonas críticas, como nas redondezas das escolas, a pena sobe para o dobro para cada infração.
Um estudo encomendado pelas autoridades aponta que seja possível evitar cem acidentes fatais ao longo de cinco anos com a utilização deste sistema.
A privacidade está salvaguardada uma vez que as câmaras não estão a apontar para os rostos, no entanto, a medida está a ser criticada por levar o ónus da prova para cima dos condutores. Estes é que terão de provar depois em tribunal que não estavam a mexer no telemóvel e que se tratou de uma interpretação errada do validador humano.
Relacionados
-
F5: do smartphone dobrável de 2 mil euros aos óculos que dão música e às vacas com headsets de Realidade Virtual
Junte-se à redação da Exame Informática numa viagem em vídeo pelos acontecimentos mais importantes da semana no mundo da ciência e tecnologia. Em destaque: Samsung Galaxy Fold, o smartphone de 2 mil euros; Os ciberataques às empresas portuguesas; Óculos que dão música; Vacas que usam headsets de Realidade Virtual
-
Exame Informática Semanal nº 130
Em destaque nesta edição: teste ao novo pequeno grande drone da DJI; entrevista com o líder da D-Wave; análise ao Star Wars Jedi: Fallen Order
-
Google despede quatro funcionários que organizavam protestos
A Alphabet, dona da Google, despediu quatro empregados que estavam no centro da organização de um movimento dentro da própria empresa e que protestou contra o afastamento de dois outros colegas.
-
EPAL vai produzir a sua própria energia 100% renovável
Uma equipa multidisciplinar da EPAL, com o apoio de empresas e instituições de referência, desenvolveu o Projeto 0% Energia, que permite à empresa alcançar a neutralidade de emissões.
-
China institui reconhecimento facial obrigatório para utilizadores de telemóveis
Entrou em vigor na China, no dia 1 de dezembro, uma norma que obriga que todos os clientes que estejam a aderir a um tarifario móvel sejam sujeitos a um reconhecimento facial.
Em destaque na Homepage
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários