Descoberto primeiro trojan SMS para Android

Márcio Florindo
11/08/2010 09:27

A Kaspersky Labs dá o aviso: já está a circular o primeiro cavalo de troia para Android, disfarçado de leitor multimédia.

Em comunicado de imprensa, a Kaspersky Labs anunciou a descoberta do primeiro programa malicioso para Android classificado de Trojan-SMS. A empresa apelida-o de Trojan-SMS.AndroidOS.FakePlayer.a e diz que o novo malware já infetou vários dispositivos móveis.

O novo programa malicioso infiltra-se nos smartphones que corram Android disfarçado de um leitor multimédia. Os utilizadores são levados a instalar o ficheiro com extensão .APK e apenas 13 KB. Depois de instalado no telefone, o cavalo de troia usa o sistema para començar e enviar SMSs para números de valor acrescentado sem o conhecimento ou consentimento do utilizador.

Como seria de esperar, a empresa diz que planeia lançar o Kaspersky Mobile Security for Android no princípio de 2011. Até lá, recomenda aos utilizadores que tenham atenção aos serviços a que uma aplicação pede acesso aquando da instalação.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Testamos o Xperia L com um design bem conseguido e que pode ser controlado facilmente com uma mão apenas. Um dos grandes destaques é a câmara com funcionalidades avançadas.

Conduzimos o Volvo V60: um carro elétrico desportivo potente e seguro para ser usado como familiar. 

Testamos um tablet da Samsung com um design fino e leve e um ecrã com um dos mais elevados contrastes de que nos recordamos. 

Conduzimos o e-Up, um carro elétrico e compacto da Volkswagen, destinado a circuitos urbanos.

Testamos uns auscultadores B&O Play bastante leves, arejados e com uma excelente qualidade de som.

A Não perder

Finalmente! Há dispositivos que juntam o melhor dos tablets com o melhor dos computadores. Já os testámos e dizemos quais os melhores. E fique a conhecer os phablets que substituem o tablet fora de casa. 

EI Tv

Em destaque neste programa: testamos o Galaxy Tab S, conduzimos o Volvo V60 D6 híbrido, análise ao Sony Xperia L, conheça o projeto Crystal Sense.

Em destaque neste programa: conheça o KeepIT, o fim dos interruptores de casa e o Volkswagen e-Up.

Em destaque neste programa: a primeira licenciatura em Bioinformática em Portugal e as novidades do Peugeot 108.

 

Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, criticou quem quer deixar que a cultura dependente apenas e só das leis do mercado.

X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .