Descoberto primeiro trojan SMS para Android

Márcio Florindo
11/08/2010 09:27

A Kaspersky Labs dá o aviso: já está a circular o primeiro cavalo de troia para Android, disfarçado de leitor multimédia.

Em comunicado de imprensa, a Kaspersky Labs anunciou a descoberta do primeiro programa malicioso para Android classificado de Trojan-SMS. A empresa apelida-o de Trojan-SMS.AndroidOS.FakePlayer.a e diz que o novo malware já infetou vários dispositivos móveis.

O novo programa malicioso infiltra-se nos smartphones que corram Android disfarçado de um leitor multimédia. Os utilizadores são levados a instalar o ficheiro com extensão .APK e apenas 13 KB. Depois de instalado no telefone, o cavalo de troia usa o sistema para començar e enviar SMSs para números de valor acrescentado sem o conhecimento ou consentimento do utilizador.

Como seria de esperar, a empresa diz que planeia lançar o Kaspersky Mobile Security for Android no princípio de 2011. Até lá, recomenda aos utilizadores que tenham atenção aos serviços a que uma aplicação pede acesso aquando da instalação.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Testamos um kit de autoconsumo Boa Energia: instale um painel solar diretamente na sua varanda e reduza a conta da eletricidade no fim do mês.

Fomos ao Instituto Superior Técnico conhecer uma ortótese que estimula os músculos através de corrente elétrica.

Em destaque neste programa: mostramos um chão inteligente e revelamos os novos tablets Magalhães.

Na Universidade de Aveiro, está a ser desenvolvido um pavimento repleto de sensores que permite saber onde está um objeto ou uma pessoa a cada momento.

Testamos um relógio inteligente da Garmin, o Fenix 2. 

A Não perder

Venha conhecer os portugueses que estão a desenvolver tecnologias que vão melhorar a nossa qualidade de vida e descubra as apps e os gadgets que nos ajudam a ser mais saudáveis. Mas há muito mais nesta edição...

EI Tv

Em destaque neste programa: mostramos um chão inteligente e revelamos os novos tablets Magalhães.

Em destaque neste programa: testamos um painel solar que pode montar facilmente em casa e um smartphone que usa a plataforma Intel.

Em destaque neste programa: revelamos uma bengala cheia de tecnologia e de que forma o Instituto de Telecomunicações do Algarve quer combater o cancro. 

 

Tim Cook confirmou ontem que vai lançar um smartwatch em abril. O preço já se conhecia antes deste anúncio: 349 dólares.

X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .