Descoberto primeiro trojan SMS para Android

Márcio Florindo
11/08/2010 10:27

A Kaspersky Labs dá o aviso: já está a circular o primeiro cavalo de troia para Android, disfarçado de leitor multimédia.

users_0_14_androids-439c.jpg

Em comunicado de imprensa, a Kaspersky Labs anunciou a descoberta do primeiro programa malicioso para Android classificado de Trojan-SMS. A empresa apelida-o de Trojan-SMS.AndroidOS.FakePlayer.a e diz que o novo malware já infetou vários dispositivos móveis.

O novo programa malicioso infiltra-se nos smartphones que corram Android disfarçado de um leitor multimédia. Os utilizadores são levados a instalar o ficheiro com extensão .APK e apenas 13 KB. Depois de instalado no telefone, o cavalo de troia usa o sistema para començar e enviar SMSs para números de valor acrescentado sem o conhecimento ou consentimento do utilizador.

Como seria de esperar, a empresa diz que planeia lançar o Kaspersky Mobile Security for Android no princípio de 2011. Até lá, recomenda aos utilizadores que tenham atenção aos serviços a que uma aplicação pede acesso aquando da instalação.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 248, Fevereiro

Passa muito tempo nas redes sociais? Então está na altura de começar a ganhar dinheiro no YouTube e no Facebook! Temos um guia sobre impressão 3D e testes ao portátil HP Star Wars, aos telemóveis Nexus 6P e Huawei Mate 8 e a hoverboards. Também conversámos com o guru da tecnologia da Nissan e sentámo-nos numa cadeira que corrige automaticamente a postura.

EI Tv