Descoberto primeiro trojan SMS para Android

Márcio Florindo
11/08/2010 09:27

A Kaspersky Labs dá o aviso: já está a circular o primeiro cavalo de troia para Android, disfarçado de leitor multimédia.

users_0_14_androids-439c.jpg

Em comunicado de imprensa, a Kaspersky Labs anunciou a descoberta do primeiro programa malicioso para Android classificado de Trojan-SMS. A empresa apelida-o de Trojan-SMS.AndroidOS.FakePlayer.a e diz que o novo malware já infetou vários dispositivos móveis.

O novo programa malicioso infiltra-se nos smartphones que corram Android disfarçado de um leitor multimédia. Os utilizadores são levados a instalar o ficheiro com extensão .APK e apenas 13 KB. Depois de instalado no telefone, o cavalo de troia usa o sistema para començar e enviar SMSs para números de valor acrescentado sem o conhecimento ou consentimento do utilizador.

Como seria de esperar, a empresa diz que planeia lançar o Kaspersky Mobile Security for Android no princípio de 2011. Até lá, recomenda aos utilizadores que tenham atenção aos serviços a que uma aplicação pede acesso aquando da instalação.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 243, setembro

É possível dominar o Facebook? Sim, é! Aprenda a controlar na totalidade esta Rede e fique, até, a saber como a pode usar para ganhar dinheiro. Testamos o novo Galaxy S6 Edge+, dizemos-lhe o que muda no hardware com a chegada do Windows 10 e testamos a mais recente geração de processadores da Intel. Mas isto é só o início: há muito mais nesta edição a não perder!

EI Tv