exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

É um puzzle, foi feito em Portugal e corre no WP7 (vídeo)

Com Orange Game, a ZPX tornou-se a primeira empresa portuguesa a produzir um jogo para Windows Phone 7 (WP7). Agora, a mesma empresa volta à carga com o título Puzzle Jumble.

  • 333

Joana Mendes

O Puzzle Jumble nasceu de um projeto pessoal de Ricardo Sabino, engenheiro informático, ao qual se juntou Bruno Nunes.

O objectivo era criar um remake sofisticado do jogo para Spectrum Split Personalities. E assim prosseguiu, até à fase final de produção do Puzzle Jumble, que já foi concluída em parceria com a empresa ZPX (Zona Paradoxal), da qual Ricardo Sabino é sócio-gerente.

O Puzzle Jumble está disponível no Marketplace da Microsoft por um preço de 1,99 euros.

À Exame Informática, Ricardo Sabino explicou que foi a curiosidade em experimentar a plataforma de programação XNA, da Microsoft, que o levou a desenvolver o Puzzle Jumble.

Segundo o responsável da ZPX, o desenvolvimento do jogo para o Windows Phone 7 "foi simples e rápido".

Os quebra-cabeças do Puzzle Jumble incluem desafios e armadilhas para dificultar a conclusão de cada puzzle. O título contempla os modos de jogo "arcada" e "ataque" e permite competir pelos lugares cimeiros da tabela de pontuações on-line.

Ricardo Sabino acredita que as vendas o Puzzle Jumble possam superar as do Orange Game. De resto, apenas em Janeiro a Microsoft vai disponibilizar a funcionalidade que permite obter números exatos de vendas de aplicações e jogos.

Já o Orange Game, disponível primeiramente para o iPhone da Apple, foi recodificado para integrar no sistema operativo WP7, tendo sido o primeiro jogo português disponível para o sistema operativo móvel da Microsoft.

Relativamente a projetos futuros, Ricardo Sabino aposta na tentativa de conciliação da programação de jogos com as restantes atividades da ZPX que tem como base a produção de software interativo, nomeadamente dirigido para a área da saúde e turismo.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail