Apple quer reconhecimento facial no iOS

Dilpesh Laxmidas
30/12/2011 10:25

É possível que a próxima geração de dispositivos com o sistema operativo móvel da Apple já tenham ferramentas de reconhecimento facial.

users_0_15_apple-reconhecimento-976b.jpg

A Apple patentou nos EUA um sistema de reconhecimento facial que faz com que as câmaras reconheçam a face do utilizador. Assim, se for um dos rostos que o sistema reconhece, poderá utilizar o dispositivo ou ligar o ecrã. Caso contrário, o equipamento mantém-se bloqueado.

O sistema que a Apple registou não requer muito em termos de hardware e pode ser utilizado em vários ambientes luminosos, explica a CNet. A marca da "Maçã" refere ainda que pretende utilizar o sistema em smartphones, tablets, portáteis e outros.

Recorde-se que a Google já utiliza um sistema semelhante no Galaxy Nexus, mas que pode ser contornado com uma fotografia da cara do utilizador do telefone.

No caso da Apple, a patente refere em utilizar o tom de pele e traços específicos do rosto para permitir o acesso ou não ao equipamento.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 248, Fevereiro

Passa muito tempo nas redes sociais? Então está na altura de começar a ganhar dinheiro no YouTube e no Facebook! Temos um guia sobre impressão 3D e testes ao portátil HP Star Wars, aos telemóveis Nexus 6P e Huawei Mate 8 e a hoverboards. Também conversámos com o guru da tecnologia da Nissan e sentámo-nos numa cadeira que corrige automaticamente a postura.

EI Tv