Apple quer reconhecimento facial no iOS

Dilpesh Laxmidas
30/12/2011 10:25

É possível que a próxima geração de dispositivos com o sistema operativo móvel da Apple já tenham ferramentas de reconhecimento facial.

users_0_15_apple-reconhecimento-976b.jpg

A Apple patentou nos EUA um sistema de reconhecimento facial que faz com que as câmaras reconheçam a face do utilizador. Assim, se for um dos rostos que o sistema reconhece, poderá utilizar o dispositivo ou ligar o ecrã. Caso contrário, o equipamento mantém-se bloqueado.

O sistema que a Apple registou não requer muito em termos de hardware e pode ser utilizado em vários ambientes luminosos, explica a CNet. A marca da "Maçã" refere ainda que pretende utilizar o sistema em smartphones, tablets, portáteis e outros.

Recorde-se que a Google já utiliza um sistema semelhante no Galaxy Nexus, mas que pode ser contornado com uma fotografia da cara do utilizador do telefone.

No caso da Apple, a patente refere em utilizar o tom de pele e traços específicos do rosto para permitir o acesso ou não ao equipamento.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 243, setembro

É possível dominar o Facebook? Sim, é! Aprenda a controlar na totalidade esta Rede e fique, até, a saber como a pode usar para ganhar dinheiro. Testamos o novo Galaxy S6 Edge+, dizemos-lhe o que muda no hardware com a chegada do Windows 10 e testamos a mais recente geração de processadores da Intel. Mas isto é só o início: há muito mais nesta edição a não perder!

EI Tv