Apple quer reconhecimento facial no iOS

Dilpesh Laxmidas
30/12/2011 10:25

É possível que a próxima geração de dispositivos com o sistema operativo móvel da Apple já tenham ferramentas de reconhecimento facial.

A Apple patentou nos EUA um sistema de reconhecimento facial que faz com que as câmaras reconheçam a face do utilizador. Assim, se for um dos rostos que o sistema reconhece, poderá utilizar o dispositivo ou ligar o ecrã. Caso contrário, o equipamento mantém-se bloqueado.

O sistema que a Apple registou não requer muito em termos de hardware e pode ser utilizado em vários ambientes luminosos, explica a CNet. A marca da "Maçã" refere ainda que pretende utilizar o sistema em smartphones, tablets, portáteis e outros.

Recorde-se que a Google já utiliza um sistema semelhante no Galaxy Nexus, mas que pode ser contornado com uma fotografia da cara do utilizador do telefone.

No caso da Apple, a patente refere em utilizar o tom de pele e traços específicos do rosto para permitir o acesso ou não ao equipamento.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Repórter EI: CarCoDe

Mostramos um sistema de telemetria desenvolvido em Castelo Branco e que mostra ao pormenor como estão todos os componentes de um carro.

Dicas EI: Bluetooth

Saiba o que é e como tirar o melhor partido deste padrão de comunicação entre dispositvos.

I-GotU Pod 30 em análise

Experimentamos um pequeno dispositivo que inclui vários sensores ideias para desportistas e que permitem, por exemplo, controlar o ritmo das corridas.

Exame Informática TV n.º 451

Em destaque neste programa: mostramos como a tecnologia ajuda a Easyjet a ser mais eficiente e conhecemos o CarCode, um sistema que diz tudo sobre os componentes de um automóvel. 

Repórter EI: JP IT Partners Challenge

Estivemos presentes numa iniciativa da JP, a empresa tecnológica que mais exporta e que está presente em vários países.

Exame Informática 241, Julho

Desvendamos os segredos do Windows 10, apesar de não podermos desvendar os segredos do Universo, nem mesmo com uma entrevista ao líder do CERN. O drone  Parrot Bebop, o novo Macbook, ou as dicas para escolher  um PC de jogos estão entre os atrativos desta edição.

EI Tv

Exame Informática TV n.º 451

Em destaque neste programa: mostramos como a tecnologia ajuda a Easyjet a ser mais eficiente e conhecemos o CarCode, um sistema que diz tudo sobre os componentes de um automóvel. 

Exame Informática TV n.º 450

Em destaque neste programa: voamos o Parrot Bebop e mostramos um sensor ideal para desportistas.

Exame Informática TV n.º 449

Em destaque neste programa: conhecemos um robô que ajuda os mais velhos a manterem-se em forma e mostramos dois relógios inteligentes da Growing.