Windows: Atualize já para evitar bug perigoso

14/03/2012 11:04

A Microsoft está a aconselhar os utilizadores o procederem, rapidamente, à atualização do Windows para eliminar um bug que é considerado crítico.

Consegue distinguir todas as cores do quadradinho no centro? Então, é porque não tem problemas de daltonismo

Consegue distinguir todas as cores do quadradinho no centro? Então, é porque não tem problemas de daltonismo

Ontem, a Microsoft lançou o boletim de updates MS12-020, com seis atualizações que prometem sanar um total de sete vulnerabilidades.

Entre todos os bugs há um que se destaca: é conhecido pela denominação técnica de CVE-2012-0002 e pode ser explorado por hackers para lançar a ataques a computadores que não tenham procedido à atualização agora anunciada pela Microsoft.

De acordo com a Computerworld, o bug foi descoberto no Remote Desktop Protocol. Especialistas inquiridos pelo site noticioso referem que a vulnerabilidade permite intrusões em redes informáticas sem ser necessário passar por qualquer sistema de autenticação.

O Remote Desktop Protocol do Windows costuma ser usado por técnicos de informática e profissionais de tecnologias para aceder a ambientes de trabalho baseados na Net ou proceder à manutenção de servidores de empresas.

Amol Sarwate, consultor da empresa de segurança eletrónica Qualys, acredita que não deverá tardar muito para que o bug comece a ser explorado por gente mal intencionada. Até porque não são precisos conhecimentos muito aprofundados para criar códigos que tiram partido deste bug: «Que não haja qualquer dúvida, isto é muito atrativo para os hackers!», conclui.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 248, Fevereiro

Passa muito tempo nas redes sociais? Então está na altura de começar a ganhar dinheiro no YouTube e no Facebook! Temos um guia sobre impressão 3D e testes ao portátil HP Star Wars, aos telemóveis Nexus 6P e Huawei Mate 8 e a hoverboards. Também conversámos com o guru da tecnologia da Nissan e sentámo-nos numa cadeira que corrige automaticamente a postura.

EI Tv