Afinal, as Apps para o novo iPad não têm de ser maiores

16/03/2012 10:20

As primeiras aplicações desenhadas para o novo iPad são bem maiores do que as anteriores, mas não tem de ser assim.

A família iPad vai ganhar um "irmão" mais pequeno

As aplicações que tirem partido da capacidade gráfica e do ecrã retina com maior resolução vão ser as principais “vítimas” e terão o maior crescimento. A própria Apple já atualizou as suas aplicações de forma que possam ser utilizadas na perfeição no novo iPad. As apps gráficas são as que têm um crescimento maior.

De acordo com a Cnet, o iMovie, por exemplo, cresceu dos 70 MB para os 404 MB. No entanto, muito deste crescimento deve-se também ao aumento de trailers e da biblioteca de media disponibilizada. No caso de jogos mais pequenos, como o Angry Birds, o aumento deve ser de poucos megabytes.

Sabe-se que cada app só pode ter até 2 GB. As que mais se aproximam deste limite são jogos como o FIFA 11 ou o 12, ou ainda o Infinity Blade 2. O denominador comum é que são jogos com grandes gráficos e ainda não se conhecem as versões otimizadas para o novo iPad. Do top de 25 aplicações mais populares da loja da Apple, a maior parte tem entre 20 e 50 MB, pelo que ainda há espaço para crescerem quando se otimizarem para o novo iPad.

Resta saber se os programadores vão optar por ter diferentes versões para o novo iPad e os modelos anteriores ou “obrigar” o consumidor a pagar pela aplicação otimizada para o ecrã retina, mesmo que não possa desfrutar das melhorias.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Em oito meses houve 133 ataques de laser contra aviões em Portugal

Em Portugal, a triste de moda de apontar lasers aos cockpits dos aviões não parou de crescer desde 2010. Responsável do gabinete de investigação a acidentes aéreos pede nova legislação.

Repórter EI: CarCoDe

Mostramos um sistema de telemetria desenvolvido em Castelo Branco e que mostra ao pormenor como estão todos os componentes de um carro.

Dicas EI: Bluetooth

Saiba o que é e como tirar o melhor partido deste padrão de comunicação entre dispositvos.

I-GotU Pod 30 em análise

Experimentamos um pequeno dispositivo que inclui vários sensores ideias para desportistas e que permitem, por exemplo, controlar o ritmo das corridas.

Exame Informática TV n.º 451

Em destaque neste programa: mostramos como a tecnologia ajuda a Easyjet a ser mais eficiente e conhecemos o CarCode, um sistema que diz tudo sobre os componentes de um automóvel. 

Exame Informática 242, agosto

Não procure mais! Estão aqui 100 das melhores aplicações que pode, e deve, ter no seu smartphone e tablet. Também testámos o televisor mais fino do mundo, revelamos os melhores gadgets para ter consigo no verão e, entre muitas outras coisas, descobrimos como é fácil clonar um passaporte português.

EI Tv

Exame Informática TV n.º 451

Em destaque neste programa: mostramos como a tecnologia ajuda a Easyjet a ser mais eficiente e conhecemos o CarCode, um sistema que diz tudo sobre os componentes de um automóvel. 

Exame Informática TV n.º 450

Em destaque neste programa: voamos o Parrot Bebop e mostramos um sensor ideal para desportistas.

Exame Informática TV n.º 449

Em destaque neste programa: conhecemos um robô que ajuda os mais velhos a manterem-se em forma e mostramos dois relógios inteligentes da Growing.