Linux: Microsoft no top 20 dos contribuidores para Kernel

04/04/2012 10:30

A Microsoft esteve entre os maiores contribuidores para o código do kernel do Linux, mas não por razões propriamente altruístas.

Se os pinguins falassem...

De acordo com o The Verge, a Linux Foundation anunciou que, pela primeira vez, a Microsoft se encontra entre os 20 maiores contribuidores para o kernel do Linux.

A empresa adicionou um por cento do código entre a versão 2.6.36 de 2010 e a versão 3.2 lançada em janeiro último, o que representa uma mudança de atitude fundamental relativamente a 2001, quanto Steve Ballmer se referiu ao projeto como um “cancro”.

Mas esta contribuição não é propriamente altruísta. A maior contribuição veio da limpeza dos drivers Hyper-V, que foram licenciados como open-source em 2009.

Estes drivers, que melhoram a experiência de virtualização do Linux no Windows Server, foram transformados em open-source quando Stephen Hemminger reparou que continham código GPL (GNU Public Licence) e código da Microsoft. Como o GPL não permite a mistura de componentes open-source e proprietários, a Microsoft estava a violar o licenciamento. A empresa de Redmond acabou, assim, por licenciar estes drivers como open-source.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

VW E-Golf em análise

Já conduzimos carro elétrico da Volkswagen, o mais silencioso que já testámos. O modo de regeneração permite aumentar a autonomia de forma significativa e apresentar consumos extremamente competitivos.

Câmara Sony DSC-QX30 em análise

Esta câmara fotográfica que pode ser usada de forma independente ou acoplada ao telemóvel.

Repórter EI: Fábrica Zeiss na Alemanha

Visitámos uma fábrica da Zeiss na Alemanha, uma das empresas que mais se destaca em tecnologia ótica.

Acer Aspire Switch 10 em análise

Já testamos o Aspire Switch 10 da Acer. Este convertível funciona como portátil ou tablet e destaca-se pelo chassis em alumínio e pelas cores vivas que se podem ver no ecrã.

Exame Informática TV n.º 441

Em destaque neste programa: colocamos à prova as curvas do LG G Flex 2 e mostramos uma app que ajuda os idosos a encontrar o caminho de volta a casa. 

Exame Informática 239, maio

Quem nunca teve problemas com a rede de Internet em casa? Quem nunca teve problemas quando liga o computador? Quem nunca ficou com o computador infetado de vírus? E quem é que ainda não comprou a Exame Informática 239?

EI Tv

Exame Informática TV n.º 441

Em destaque neste programa: colocamos à prova as curvas do LG G Flex 2 e mostramos uma app que ajuda os idosos a encontrar o caminho de volta a casa. 

Exame Informática n.º 440

Em destaque neste programa: a entrega dos prémios Exame Informática e visitamos uma fábrica da Zeiss na Alemanha.

Exame Informática n.º 439

Em destaque neste programa: fomos a Londres conhecer os novos topos de gama da Huawei e visitamos o Laboratório português de Plasmas Hipersónicos.