Linux: Microsoft no top 20 dos contribuidores para Kernel

04/04/2012 10:30

A Microsoft esteve entre os maiores contribuidores para o código do kernel do Linux, mas não por razões propriamente altruístas.

Se os pinguins falassem...

Se os pinguins falassem...

De acordo com o The Verge, a Linux Foundation anunciou que, pela primeira vez, a Microsoft se encontra entre os 20 maiores contribuidores para o kernel do Linux.

A empresa adicionou um por cento do código entre a versão 2.6.36 de 2010 e a versão 3.2 lançada em janeiro último, o que representa uma mudança de atitude fundamental relativamente a 2001, quanto Steve Ballmer se referiu ao projeto como um “cancro”.

Mas esta contribuição não é propriamente altruísta. A maior contribuição veio da limpeza dos drivers Hyper-V, que foram licenciados como open-source em 2009.

Estes drivers, que melhoram a experiência de virtualização do Linux no Windows Server, foram transformados em open-source quando Stephen Hemminger reparou que continham código GPL (GNU Public Licence) e código da Microsoft. Como o GPL não permite a mistura de componentes open-source e proprietários, a Microsoft estava a violar o licenciamento. A empresa de Redmond acabou, assim, por licenciar estes drivers como open-source.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 243, setembro

É possível dominar o Facebook? Sim, é! Aprenda a controlar na totalidade esta Rede e fique, até, a saber como a pode usar para ganhar dinheiro. Testamos o novo Galaxy S6 Edge+, dizemos-lhe o que muda no hardware com a chegada do Windows 10 e testamos a mais recente geração de processadores da Intel. Mas isto é só o início: há muito mais nesta edição a não perder!

EI Tv