Linux: Microsoft no top 20 dos contribuidores para Kernel

Márcio Florindo
04/04/2012 10:30

A Microsoft esteve entre os maiores contribuidores para o código do kernel do Linux, mas não por razões propriamente altruístas.

Se os pinguins falassem...

De acordo com o The Verge, a Linux Foundation anunciou que, pela primeira vez, a Microsoft se encontra entre os 20 maiores contribuidores para o kernel do Linux.

A empresa adicionou um por cento do código entre a versão 2.6.36 de 2010 e a versão 3.2 lançada em janeiro último, o que representa uma mudança de atitude fundamental relativamente a 2001, quanto Steve Ballmer se referiu ao projeto como um “cancro”.

Mas esta contribuição não é propriamente altruísta. A maior contribuição veio da limpeza dos drivers Hyper-V, que foram licenciados como open-source em 2009.

Estes drivers, que melhoram a experiência de virtualização do Linux no Windows Server, foram transformados em open-source quando Stephen Hemminger reparou que continham código GPL (GNU Public Licence) e código da Microsoft. Como o GPL não permite a mistura de componentes open-source e proprietários, a Microsoft estava a violar o licenciamento. A empresa de Redmond acabou, assim, por licenciar estes drivers como open-source.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Os novos topos de gama da Samsung chegam em abril

A Samsung acaba de apresentar em Barcelona os Galaxy S: Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Os terminais vão estar disponíveis em abril em Portugal versões de 32, 64 e 128 GB. 

Kit Painel Solar Boa Energia em análise

Testamos um kit de autoconsumo Boa Energia: instale um painel solar diretamente na sua varanda e reduza a conta da eletricidade no fim do mês.

Ortótese ajuda a regenerar músculos

Fomos ao Instituto Superior Técnico conhecer uma ortótese que estimula os músculos através de corrente elétrica.

Exame Informática n.º 420

Em destaque neste programa: mostramos um chão inteligente e revelamos os novos tablets Magalhães.

Pavimentos inteligentes na Universidade de Aveiro

Na Universidade de Aveiro, está a ser desenvolvido um pavimento repleto de sensores que permite saber onde está um objeto ou uma pessoa a cada momento.

Exame Informática 237, março

O telemóvel pode conter uma vida inteira - e perdê-lo pode ser suficiente para mudar de vida. Mas há outras formas mais felizes de mudar de vida: preencher uma das 10 mil vagas de emprego nas tecnologias, escolher o melhor operador de TV e Net, dar os primeiros passos no Windows 10 ... ou comprar a Exame Informática 237, que acaba de chegar às bancas.

EI Tv

Exame Informática n.º 420

Em destaque neste programa: mostramos um chão inteligente e revelamos os novos tablets Magalhães.

Exame Informática n.º 419

Em destaque neste programa: testamos um painel solar que pode montar facilmente em casa e um smartphone que usa a plataforma Intel.

Exame Informática n.º 418

Em destaque neste programa: revelamos uma bengala cheia de tecnologia e de que forma o Instituto de Telecomunicações do Algarve quer combater o cancro.