Apple promete ferramenta que elimina malware Flashback

Hugo Séneca
11/04/2012 12:06

A Apple anunciou que está a trabalhar com vários operadores de telecomunicações com o objetivo de eliminar os comandos enviados por cibercriminosos para mais de 600 mil computadores Mac infetados com o código malicioso Flashback.

Podia ser o mapa dos Descobrimentos portugueses, mas é apenas o mapa da disseminação do Flashback

Ainda não se sabe quando é que a Apple conseguirá erradicar o Flashback da Net. Até à data, a “marca da maçã” limitou-se a confirmar, no seu site, que está a desenvolver uma ferramenta que deteta e remove o Flashback de computadores infetados.

Em paralelo, a Apple pretende contactar operadores de telecomunicações e outras empresas que comercializam acessos à Net com o objetivo de criar mecanismos que impeçam os cibercriminosos que controlar remotamente o “batalhão” de 600 mil computadores Mac que foram infetados pelo Flashback.

O Flashback é um código malicioso que começou a ser distribuído pela Net em setembro de 2001, como um plug in forjado para o Flash Player, da Adobe. Recentemente, a marca de antivírus Dr. Web, da Rússia, estimou que mais de 600 mil Macs foram infetados pelo malware.

Mais de metade dos computadores infetados estão a operar nos EUA.

No início do mês, a Apple lançou atualizações para os sistemas operativos OS X 10.6 e OS X 10.7 que permitem sanar a vulnerabilidade do Java, informa a Cnet.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática n.º 421

Em destaque neste programa: as novidades do Samsung Forum 2015 e já conduzimos o novo Nissan Pulsar.

Cisco Connect 2015

Estivemos na edição deste ano do Cisco Connect, um dos eventos mais importantes das Novas Tecnologias em Portugal. 

Os novos topos de gama da Samsung chegam em abril

A Samsung acaba de apresentar em Barcelona os Galaxy S: Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Os terminais vão estar disponíveis em abril em Portugal versões de 32, 64 e 128 GB. 

Kit Painel Solar Boa Energia em análise

Testamos um kit de autoconsumo Boa Energia: instale um painel solar diretamente na sua varanda e reduza a conta da eletricidade no fim do mês.

Ortótese ajuda a regenerar músculos

Fomos ao Instituto Superior Técnico conhecer uma ortótese que estimula os músculos através de corrente elétrica.

Exame Informática 238, abril

Explicamos como preparar as crianças para o futuro, apresentamos à maior análise jamais feita aos serviços de TV portugueses, mostramos um veículo do futuro desenvolvido em Portugal, testamos o primeiro smartphone Ubuntu...

EI Tv

Exame Informática n.º 421

Em destaque neste programa: as novidades do Samsung Forum 2015 e já conduzimos o novo Nissan Pulsar.

Exame Informática n.º 420

Em destaque neste programa: mostramos um chão inteligente e revelamos os novos tablets Magalhães.

Exame Informática n.º 419

Em destaque neste programa: testamos um painel solar que pode montar facilmente em casa e um smartphone que usa a plataforma Intel.