exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Três projetos que confirmam que há open source em Portugal

O que têm em comum a Universidade de Évora, a Universidade do Porto e o Grupo de Previsão Numérica do Tempo do Instituto Superior Técnico? Resposta: as três entidades foram nomeadas para o prémio Abertura de 2014.

  • 333

A Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas (ESOP) já deu a conhecer os três projetos finalistas do Prémio Abertura de 2014. Grupo de Previsão Numérica do Tempo do Instituto Superior Técnico (GPNT), Universidade de Évora e Universidade do Porto são as três finalistas do prémio, que vai ser entregue na quinta-feira no Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta, que tem lugar no Lispolis, Lisboa.

A chuva, quando cai também é open-source – e o GPNT não foge à regra. O sistema que hoje disponibiliza previsões meteorológicas de alta resolução para comunidade tem nas tecnologias open source um dos principais pilares. A ESOP recorda que, no GPNT, o open source está presente não só na infraestrutura de cálculo científico como também no site interativo, que permite analisar vários parâmetros climatéricos.

Na Universidade de Évora, a adoção do open source surge como uma boa prática. A ESOP recorda que adesão a normas que facilitam a conexão com diferentes tecnologias já são obrigatórias para as entidades do Estado desde 2011, mas a universidade alentejana distinguiu-se pela proatividade, garantindo o estatuto de primeira universidade portuguesa a adotar o open source.

Na Universidade do Porto, o open-source entrou no quotidiano de 36 mil e 14 faculdades e a criação de uma cloud, que se pauta pela interoperabilidade entre as várias famílias tecnológicas. Com este projeto, ficou criada uma infraestrutura que pode continuar a crescer com a incorporação de novas tecnologias.

Os serviços Partilhados do Ministério da Saúde; a seguradora Tranquilidade; e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) são algumas das entidades que receberam o Prémio Abertura no passado. Quinta-feira se saberá qual o próximo vencedor.