exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Nova funcionalidade do Android sacrifica segurança em prol de conveniência

A Google vai disponibilizar uma funcionalidade que fará com que o utilizador não tenha de voltar a desbloquear o terminal depois de o colocar no bolso.

  • 333

Esta nova funcionalidade recorre ao acelerómetro do smartphone para determinar se o dispositivo continua próximo do corpo do utilizador ou se foi deixado longe dele, refere o The Verge.

Um exemplo prático do que será possível fazer com a chamada funcionalidade “on-body detection”: pega no smartphone de manhã, desbloqueia-o para usá-lo pela primeira vez e coloca-o no bolso; sempre que o retirar do bolso para o voltar a usar, ele estará desbloqueado; depois chega ao trabalho, tira-o do bolso e pousa-o na secretária – a partir daí, terá de voltar a desbloqueá-lo.

O objetivo da Google é reduzir o número de vezes que é necessário desbloquear o telemóvel sem que haja uma razão de maior que o justifique. Ou seja, sacrificar a segurança em prol da conveniência.

Contudo, a questão da segurança pode ser problemática para alguns utilizadores, já que, por exemplo, se o smartphone estiver no bolso do utilizador e for roubado, o assaltante terá acesso ao conteúdo do terminal, porque o “on-body detection” não consegue distinguir que é outro utilizador que está a pegar no telemóvel.

A funcionalidade deverá ser disponibilizada através de uma atualização do Google Play.

  • 333