exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Novo formato de ficheiro de áudio separa música em quatro componentes

Chama-se Stems e é um formato gratuito de ficheiro de áudio que permite partir uma faixa de música em quatro ficheiros separados: melodia, baixo, bateria e voz.

  • 333

A Native Instruments, uma empresa conhecida pelo seu software para produção de música e para DJs, criou um novo formato de áudio gratuito – chamado Stems – que permite gravar quatro faixas individuais por cada música. Ou seja, imagine que tem um ficheiro com uma faixa de música: o Stems vai permitir dividir essa faixa até ao máximo de quatro ficheiros individuais, isolando em cada um deles um componente diferente – melodia, baixo, bateria e voz, por exemplo.

Esta solução é especialmente pensada para profissionais de música, mas também poderá ser utilizada pelos amadores que gostam de fazer remixes.

De acordo com o The Verge, o Stems é retrocompatível, o que significa que o utilizador pode ouvir um ficheiro deste género em qualquer leitor de media que suporta MP4 como se fosse uma canção normal. Só quando é carregada numa app que suporta especificamente as funcionalidades avançadas do Stems – como o Traktor DJ, por exemplo – é que os ficheiros individuais se tornam disponíveis.

É de salientar que os ficheiros Stems são significativamente maiores do que os normais de áudio, porque cada faixa de um componente específico é guardada individualmente e junta-se à faixa que tem a música na íntegra.

Mais detalhes sobre os ficheiros, ferramentas e especificações técnicas deste novo formato serão divulgados em junho, mês em que o Stems será lançado oficialmente.

  • 333