exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Google também está a trabalhar num sistema operativo para a Internet das Coisas

Tem o nome de código Brillo e é o sistema operativo que a Google está a desenvolver para os pequenos dispositivos que estão a ganhar cada vez mais espaço nas casas inteligentes.

  • 333

Depois de ontem ter surgido a notícia que a Huawei criou um sistema operativo especificamente pensado para a Internet das Coisas, hoje veio a público que a Google está a trabalhar num projeto semelhante.

Este sistema operativo da Google tem o nome de código Brillo e é vocacionado para dispositivos ligados à Internet das Coisas que apresentem um consumo reduzido e cerca de 32 ou 64 MB de RAM. De acordo com o The Information, quando chegar ao público, este OS deve aparecer sob a marca Android e abandonar o nome Brillo.

A ideia da Google é disponibilizar o sistema operativo de forma gratuita aos OEMs e, dessa forma, conseguir consolidar um mercado que neste momento se encontra fragmentado.

O Brillo – e, consequentemente, a domótica – deverá ser um dos destaques da I/O, a conferência para programadores organizada pela Google, que decorrerá na próxima semana. Mas a empresa também deverá aproveitar o evento para apresentar novidades para o Android, Android Wear, Android TV e Android Auto.

  • 333