exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Microsoft: Cortana já corre sobre Android

A empresa de Redmond quer que qualquer utilizador possa ter o seu assistente pessoal, independemente de estar no Windows Phone, iOS ou Android. No final da semana passada, surgiu uma versão para Android.

  • 333

O sistema ainda está em fase beta e só é acessível por convite, nos EUA ou na China. A Microsoft pede que o utilizador interessado tenha um dispositivo Android recente e que esteja registado no Windows Insider.

Uma vez que a empresa quer promover experiências semelhantes em várias plataformas, a aposta no Cortana para Android e iOS faz sentido. Os utilizadores que experimentem o assistente pessoal nos seus computadores com Windows 10 vão querer ter a mesma experiência no telemóvel, mesmo que não tenham Windows Phone.

O ArsTechnica já experimentou o Cortana para Android e noticia que a experiência de utilização é bastante semelhante à que se obtem com o assistente pessoal no Windows 10. O funcionamento é semelhante, com a capacidade de ler e enviar mensagens, telefonar, aceder a contactos, calendários e contas de email, entre outras.

O utilizador de Android vai poder receber alertas de meteorologia, recomendações de trânsito ou restaurantes, avisos de compromissos, como se estivesse com o Windows Phone. Aparentemente, no Android, não há a possibilidade de o Cortana ler emails, nem a funcionalidade Quiet Hours, que coloca o telemóvel no silêncio para as chamadas que entrarem em determinados horários.

Por ser apenas uma app para Android, não traz integração com o browser, como acontece com o Edge no Windows 10. Resta perceber se a comunidade de utilizadores estará pronta a trocar o Google Now já presente nos Android pelo assistente pessoal da Microsoft.