exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Novo malware: Mais de 90% dos Android podem estar em risco

Uma simples mensagem de texto pode deixar os Android na mão de um hacker. Quem o diz é a empresa de segurança Zimperium que descobriu a falha a que chama: “a mãe de todas as vulnerabilidades do Android”.

  • 333

Um relatório feito pela Zimperium indica que há uma vulnerabilidade no sistema de reprodução de ficheiros multimédia do Android denominado de Stagefright. Uma mensagem de texto enviada por piratas e recebida pelo telefone, permite o acesso remoto a toda a informação lá contida.

O malware está escondido dentro de uma mensagem com um pequeno vídeo. Assim que é rececionada, o Stagefright prepara o vídeo para ser visualizado. Nesse processo, o código malicioso é injetado no sistema. A partir deste momento, o pirata tem acesso a toda a informação contida no dispositivo.

Segundo a NPR, a Zimperium terá avisado a Google em abril, altura em que foi descoberta a falha que, na altura, ainda não tinha sido explorada pelos piratas. A empresa explica que quem recebe a mensagem pelo Hangouts nem tem de a abrir para ficar infetado.

A Zimperium vai revelar todos os pormenores desta ameaça, a que chama “a mãe de todas as vulnerabilidades do Android” na Defcon, a conferência de segurança que começa no dia 6 de agosto, em Las Vegas.

  • 333