exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Investigadores criam software que critica a composição das fotos

Numa época em que a proliferação de dispositivos móveis faz aumentar o número de fotografias que se tiram, investigadores norte-americanos criaram um algoritmo que visa aumentar a qualidade das imagens.

  • 333

Paulo Matos

Investigadores da Universidade da Pensilvânia criaram um algoritmo capaz de avaliar a composição das fotos que o utilizador tirou. Este software olha para a forma como foram arranjados os vários elementos na imagem e fornece o feedback apropriado. Segundo o Tech Radar, até serão fornecidos exemplos de outras fotos que tenham aquilo que é considerado um «alto valor estético».

De acordo com James Wang, um dos cientistas envolvidos no projeto, a estética é dominada pela composição. «Pode olhar-se para cores, texturas ou formas, mas, se formos ao cerne, temos de considerar todos esses elementos como parte da composição», afirma em declarações à Phys.org.

O algoritmo tem por base um grande número de fotografias classificadas pelos alunos da Universidade da Pensilvânia, que procuraram os traços comuns partilhados pelas melhores imagens. Para já, o software é demasiado pesado para poder ser instalado diretamente num smartphone, mas, em alternativa, pode ser instalado num servidor e acedido por telemóvel.

  • 333