exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Intel oferece software usado por Stephen Hawking

Stephen Hawking usa o ACAT para conseguir “falar”. A Intel anunciou agora que vai tornar o software código aberto para que mais programadores possam ter acesso e melhorá-lo, de forma a que possa ser usado por mais pessoas.

  • 333

O Assistive Content-Aware Toolkit (ACAT) oferece aos utilizadores a oportunidade de conseguirem interagir com computadores com movimentos muito reduzidos e assim conseguirem produzir um discurso. Este software é usado por Stephen Hawking, que tem esclerose lateral amiotrófica, para traduzir os seus movimentos faciais em texto. Agora, a Intel vai oferecer este software como código aberto para que os programadores interessados possam melhorá-lo e que possa ser usado por pessoas com outros tipos de incapacidades, noticia o The Verge.

Este software integra uma solução tecnológica composta por três partes: um sensor infravermelhos ou webcam que deteta os movimentos do rosto, a interface que seleciona as letras para formar palavras e a ferramenta auto-complete que prevê o que o utilizador está a tentar dizer. Há ainda um teclado virtual que permite ao utilizador navegar na Internet e usar vários programas.

Este software ainda não pode ser usado por qualquer utilizador. A Intel está a testar o sistema em vários pacientes e utilizadores finais e, agora, oferece a possibilidade aos developers para continuarem a melhorar a solução. Por enquanto, o ACAT está disponível apenas em PC e pode ser encontrado no GitHub.

  • 333