exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Projeto Rigel: nova app de Photoshop para smartphones e tablets

A Adobe prepara-se para lançar uma nova app do Photoshop que pretende facilitar a edição de imagens em dispositivos móveis. Chegará primeiro a iOS e depois a Android.

  • 333

Paulo Matos

A Adobe está a preparar o lançamento para outubro de uma nova app de Photoshop, que tem o nome de código Projeto Rigel. A aplicação será apresentada durante a conferência para programadores e profissionais de imagem da empresa, que pretende que esta aplicação de edição de imagem tenha uma interface acessível para que se massifique e chegue a muitos dos utilizadores de dispositivos móveis.

Recorde-se que a Adobe chegou a lançar em 2011 a app paga Photoshop Touch, mas não obteve o sucesso esperado e acabou por abandoná-la. Apesar de ainda disponibilizar as apps Photoshop Express (para pequenas edições de imagem) e Mix (para combinar duas fotos), a companhia está agora mais empenhada no Projeto Rigel, adianta a Cnet. Esta nova app chegará primeiro ao ecossistema iOS e será depois disponibilizada a dispositivos Android.

O modelo de negócio ainda não está claro, uma vez que o software deverá ser gratuito, mas haverá algum tipo de interligação com a Adobe Creative Cloud – a subscrição que permite ter acesso a todas ferramentas da Adobe por €50 mensais ou acesso a Photoshop e Lightroom por €10 ao mês. Ou seja, o Rigel deverá ser uma espécie de ‘isco’, fazendo com que as pessoas experimentem o software de edição de imagem e fiquem tão cativadas com o resultado que depois avancem para a subscrição de outros serviços.

O Rigel terá uma interface tátil, um menu de opções de edição no fundo e ferramentas de ajuste no lado esquerdo. Além disso, incorporará tecnologia de reconhecimento facial, o que permite, por exemplo, abrir ou fechar um pouco os olhos ou enfatizar o sorriso das pessoas.

  • 333