exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Windows 10 é instalado sem os utilizadores saberem

Um leitor de um site de tecnologias descobriu uma diretoria com mais de 3,5 GB e um nome fora de comum. E assim se ficou a saber que o Windows 10 é pré-instalado nas máquinas que não desativaram os upgrades automáticos.

  • 333

Os utilizadores que não desligaram a opção de upgrade automático nas versões Windows 7 e 8 arriscam-se a ver as suas máquinas a descarregarem o Windows 10 – mesmo que não tenham intenção de fazer o upgrade do sistema operativo.

Na origem deste download não autorizado encontra-se o update KB3035583, que procede à pré-instalação do Windows 10 nos computadores que podem beneficiar do upgrade gratuito (máquinas que têm Window 7 e 8).

A Ars Technica já confirmou que se trata de um situação aparentemente exclusiva dos computadores que têm ativada a funcionalidade de upgrade automático.

A Microsoft já confirmou que faz a pré-instalação automática do novo sistema operativo «ajudando os dispositivos que podem fazer o upgrade a ficarem aptos para o Windows 10, através do download do ficheiros necessários».

O curioso caso começou por ser levantado por um leitor do Inquirer quando descobriu a diretoria “$Windows.~BT”, com uma volume de dados entre os 3,5 e os 6 GB. O utilizador estranhou tal descoberta, uma vez que não havia solicitado o upgrade para o Windows 10.

  • 333