exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Em Leixões e Viana do Castelo, os barcos já atracam em portos 2.0

Quer saber que barcos estão atracados em Leixões e Viana do Castelo? Já um endereço na Internet para isso.

  • 333

Hugo Séneca

Os portos de Leixões e Viana do Castelo acabam de estrear uma ferramenta que permite agregar toda a informação útil para as autoridades portuárias e dá a conhecer ao público o que está acontecer nos dois portos nortenhos.

A nova ferramenta, que foi batizada de 3Port, resulta do trabalho de investigadores do Inesc Tec e da empresa Triede TTI, que tiveram em conta os requisitos e parâmetros apresentados pela Administração dos Portos do Douro, Leixões, e Viana do Castelo (APDL).

A solução agrega oito módulos que tratam informação relativa à hidrografia (dragagens e áreas navegáveis), tráfego portuário, dominial (licenças e concessões), estudos e obras, prevenção e segurança, ambiente e cadastro e património, e ainda o mapa dinâmico que mostra ao público o posicionamento das várias embarcações em cada um dos dois portos.

As diferentes ferramentas estão disponíveis em diferentes postos de trabalho e também nos centros de operações que permitem aceder a toda a informação através de um ou mais paineis de ecrãs. «Através desta inovação, que acrescenta valor ao porto e à sua atividade, é feita uma interligação das áreas estratégicas, com fornecimento e partilha de dados estruturados, num contexto georreferenciado. Algumas das vantagens do 3Port são o suporte à tomada de decisão, os ganhos de eficiência e a diminuição de custos de operação, que juntas potenciam crescimento sustentável», garante o comunicado do Inesc Tec.

Depois de dois anos de desenvolvimento e da estreia deste teste piloto com a APDL, o Inesc Tec e a Triede TTI começam a estudar o potencial comercial desta ferramenta. Além de Portugal, a 3Port deverá ser apresentada nos próximos tempos às autoridades portuárias da América Latina e Países de Língua Oficial Portuguesa.

  • 333