exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Adobe quer que seja fácil apagar turistas nas fotos

A Adobe mostrou uma dezena de novos projetos que podem tornar-se funcionalidades do Photoshop ou produtos independentes durante o último dia da conferência Max 2015.

  • 333

hp

O Monument mode foi uma das principais atrações do último dia da Max. Esta tecnologia permite rapidamente eliminar turistas, carros ou outros elementos passageiros quando se está a captar uma foto através do smartphone. O Monument mode analisa o vídeo que está a ser captado enquanto se tenta enquadrar a foto para conseguir identificar o que é permanente (o Taj Mahal, ou a Torre Eiffel, por exemplo), e aquilo que é passageiro, como carros ou pessoas a passar em frente. Quando se tira a fotografia, os elementos passageiros não aparecem na imagem, explica a Cnet.

Além deste modo, a Adobe aproveitou o último dia da Max deste ano para apresentar outras tecnologias em que está a trabalhar. O Project Faces permite acertar alguns sliders para criar fontes personalizadas, com ou sem serifa, com ou sem efeitos e manuscritas ou não. Há ainda um trabalho para criar modelos 3D a partir de uma única fotografia, uma outra para detetar quais os elementos mais suscetíveis de causar distrações numa imagem e ainda uma outra que identifica a linha de perspetiva de cada foto e permite aos artistas criarem desenhos que são adaptados a essa perspetiva.

Por fim, foi demonstrada uma ferramenta para o Photoshop que permite identificar as sombras numa imagem para as poder manipular ou colocar noutra fotografia e o Louper, uma nova forma de pesquisar imagens na Behance, a rede social da Adobe para artistas digitais.

Estas novidades estão ainda em fases iniciais de desenvolvimento e podem vir a ser integradas no Photoshop ou oferecidas de forma independente aos utilizadores que tenham assinatura da Creative Cloud.

  • 333