exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Microsoft suspende projeto que queria transpor apps Android para Windows 10

O desenvolvimento do projeto Astoria não estava a decorrer como planeado e a Microsoft decidiu colocá-lo em pausa, não revelando se será cancelado ou se ainda virá a ser disponibilizado no futuro.

  • 333

Paulo Matos

Durante a Build deste ano, que decorreu em Abril, a Microsoft revelou que estava a trabalhar numa ferramenta, conhecida por Projeto Astoria, que permita que apps desenvolvidas de raiz para Android fossem facilmente adaptadas para o Windows 10. Na prática, seria um emulador, ou seja, um software que permite a programas que foram desenvolvidos para uma plataforma consigam funcionar noutra. Contudo, agora a empresa veio revelar que o projeto está suspenso.

Segundo a CNet, o desenvolvimento da ferramenta não estava a correr da forma planeada, pelo que a Microsoft decidiu fazer uma pausa, não adiantando se o Astoria tinha sido cancelado ou se ainda será lançado no futuro.

Apesar deste recuo, a Microsoft continua a tentar expandir a compatibilidade com plataformas rivais e recentemente lançou duas ferramentas que visam ajudá-la a alcançar esse objetivo: o Islandwood, para ajudar os programadores a transpor apps de iOS para Windows 10; e o Westminster, que faz o mesmo para aplicações concebidas para a Web.