exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Inesc Tec desenvolve software que estima risco de cancro da mama e da próstata

ExpertBayes apresenta gráficos que revelam os riscos de cancro da mama e da próstata. A ferramenta criada pelo Inesc Tec analisa dados obtidos depois de efetuadas as biopsias.

  • 333

Hugo Séneca

Em dois anos, o software ExpertBayes analisou os dados de 496 doentes de cancro da próstata e 348 de cancro da mama. Em todos estes casos a aplicação desenvolvida pelo Inesc Tec teve em conta a idade, o peso, o historial familiar, e dados obtidos depois de realizadas as biopsias com um único propósito: apurar qual o risco de cancro nos diferentes pacientes analisados. Tudo leva a crer que os testes confirmaram o potencial da plataforma: a nova ferramenta foi integrada na aplicação Dataias e deverá ser comercializada no futuro através da empresa NLPC.

«A aceitação por parte dos profissionais de saúde foi muito positiva, uma vez que, em caso de dúvidas, ao fazer o diagnóstico, o ExpertBayes ajuda-os a tomar a melhor decisão», explica Ezilda Almeida, uma das investigadoras do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, que participou no desenvolvimento desta tecnologia no âmbito do projeto ABLE.

O ExpertBayes combina técnicas de machine learning e conhecimentos de medicina para apresentar modelos gráficos que ajudam a fazer estimativas com base nos dados biográficos e a informação clínica inserida no sistema depois de efetuada a biopsia a cancros da mama ou da próstata. Em comunicado, os investigadores do Inesc Tec garantem que a nova ferramenta ajuda a «reduzir o problema do erro da amostragem biopsia».

Para desenvolver a nova ferramenta os investigadores do Inesc Tec recorreram a repositórios do Departamento de Estatística da Universidade de Carnegie Mellon (CMU) e a informação cedida por Elizabeth Burnside, especialista em cancro da mama do hospital da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), que é também coautora de um estudo sobre o ExpertBayes.

Além do cancro, a solução também pode ser usada para fazer estimativas noutras doenças.