exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Google testa ferramenta que permite usar apps que não foram instaladas

Imagine que consegue reservar um quarto de hotel dentro de uma app sem ter de a descarregar para o telemóvel. Será magia? Não, é a apenas uma nova ferramenta que a Google já começou a testar.

  • 333

Hugo Séneca

Por enquanto, são apenas nove apps, mas podem muito bem ser as primeiras de uma nova geração de software para telemóvel que não necessita de ser instalado para poder ser usado. Todas estas nove apps têm vindo a participar no desenvolvimento de um nova ferramenta da Google que pretende poupar os utilizadores aos constrangimentos relacionados com o tráfego e o tempo de espera do download de uma app cuja utilidade se impõe quando menos se espera.

A Cnet dá um exemplo com uma das apps que estão a participar no projeto: a Hotel Tonight é especializada na busca de reservas de quartos de hotel de última hora. Com a ferramenta da Google, torna-se possível aceder às funcionalidades que permitem fazer a reserva de hotel sem que seja necessário instalar a app no telemóvel.

Para dar acesso às funcionalidades sem fazer qualquer download, os investigadores da Google recorrem a uma transmissão de vídeo que permite aceder à app que, na verdade, estará instalada nos servidores da empresa que a criou.

No projeto, participaram algumas apps que se distinguem por dar informação útil de última hora ou que simplesmente não seriam usadas se exigirem o download: Hotel Tonight, Weather, New York Subway, My Horoscope, Daily Horoscope, Visual Anatomy Free, Useful Knots, Gormey e Chimani.

A nova funcionalidade pode ser apreciada pelos utilizadores que não pretendem sobrecarregar os smartphones com apps que nem sempre são necessárias – mas para a Google pode ser igualmente uma questão estratégica.

Para a companhia de Mountain View, o acesso a apps que não são descarregadas permite manter o motor de pesquisa como peça essencial para chegar à informação de que o internauta a cada momento.

  • 333