exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Primeira falha elétrica causada por hackers deixou às escuras centenas de casas

Um ataque com malware afetou três centrais elétricas na Ucrânia e deixou centenas de casas às escuras. O ataque tornado público agora foi efetuado a semana passada.

  • 333
Centenas de casas ficaram às escuras numa zona daUcrânia

Centenas de casas ficaram às escuras numa zona daUcrânia

Metade das casas na região ucraniana Ivano-Frankivsk ficaram às escuras depois de um ataque de malware que desligou três subestações elétricas da zona. Especialistas da empresa de segurança informática iSight Partners recolheram amostras do código malicioso usado naquele que, a ser confirmado, será o primeiro ataque informático com recurso a malware que provoca a falta de energia.

Ao Arstechnica, o responsável pela área de cibercrime da iSight, afirmou que: «É um momento único, porque já testemunhámos ataques a outras empresas da área da energia – empresas petrolíferas, por exemplo – mas essas ações nunca provocaram um blackout». John Hultquist acrescentou ainda: «Este era um cenário que nos preocupava há muito tempo».

A empresa de segurança ESET já confirmou que várias autoridades ucranianas da área da energia foram infetadas pelo “Black Energy”, um pacote de malware que terá sido atualizado em 2014 para incluir capacidades que lhe permitem, por exemplo, desligar computadores e impedi-los de voltar a ligar. Ainda segundo a ESET, uma atualização mais recente terá dado a capacidade ao “Black Energy” de destruir áreas críticas dos discos rígidos e de incluir um utilitário que permite aos atacantes ter acesso remoto aos computadores infetados.

Para já, as autoridades ainda não identificaram os autores do ataque.

  • 333