exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Plumbago, a app da Microsoft para tomar notas no tablet

  • 333

A Microsoft Garage lançou uma app que permite ao utilizador tirar notas manuscritas nos tablets com Windows 8.1 e 10 e que pode concorrer com o Paper, para iOS.

A ideia da Microsoft passa por rivalizar com o Paper da FiftyThree para os aparelhos com iOS. A equipa da Microsoft Garage esteve dois anos a desenvolver a Plumbago, que permite tirar notas manuscritas, realçar textos e desenhar, com um traço de lápis, caneta ou marcadores. A equipa explica ainda que usou uma ferramenta de embelezamento da caligrafia que compara o traço que o utilizador insere com uma base de dados com milhares de registos com o objetivo de tornar a sua letra mais bonita e mais fácil de ler, noticia o Tech Crunch.

Gavin Jancke, responsável da Microsoft, explica que a interface oferece uma sensação de fluidez, eliminando a necessidade de se criarem diferentes páginas e fazer scroll como na maioria dos processadores de texto disponíveis.

As páginas de base estão disponíveis em várias tonalidades e também com linhas, margens, grelhas ou pautas musicais. O utilizador pode depois criar anotações e destaques, mas não consegue ainda sincronizar o trabalho entre diferentes dispositivos.

Veja um vídeo de demonstração e pode descarregar a app gratuitamente na Windows Store para aparelhos com Windows 8.1 ou Windows 10.