exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Primeiro ataque de sempre de Ransomware a utilizadores Mac

Durante este fim de semana, hackers conseguiram levar a cabo ataques de ransomware a clientes de Macintosh pela primeira vez. O perigo está numa cópia adulterada do Transmission, um cliente de BitTorrent muito popular.

  • 333

Ransomware designa o tipo de ataque onde o hacker consegue infiltrar-se na máquina da vítima e encriptar-lhe todos os dados, pedindo depois um resgaste para os descodificar. O pagamento é feito através de moeda digital também, tornando o criminoso praticamente indetectável. Agora, a ameaça foi detetada pela primeira vez nos computadores Macintosh, neste fim de semana.

Investigadores declararam ter identificado o KeRanger, um malware que estaria a atacar os computadores da marca da “maçã”, noticia a Reuters. A versão 2.90 do Transmission, lançada na sexta-feira, parece ser a origem deste ataque. Entretanto, a Transmission reagiu e removeu a versão infetada e, no domingo, apresentou uma versão que promete remover automaticamente o ransomware dos computadores afetados. Por seu turno, a Apple disse que também reagiu e que revogou o certificado digital que o software malicioso fosse instalado.

Os peritos da Palo Alto explicam que o KeRanger está programado para ficar em silêncio durante três dias depois de infetar um computador e só depois se ligar ao servidor do atacante e começar a encriptar os dados. Os criminosos pediam um bitcoin, ou cerca de 400 dólares, para libertar os dados.

  • 333