exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Novo “vírus” é capaz de raptar toda a informação dos computadores

Há um novo código malicioso a circular na Internet, que é capaz de encriptar todo o disco rígido de um computador e pedir um valor de resgate.

  • 333

Sérgio Magno

O software malicioso do tipo ransomware não é novo. Estes “vírus” encriptam dados e exigem aos utilizadores um resgate para que possam aceder novamente à informação. Mas o novo espécimen conhecido por “Petya” vai mais longe.
De acordo com a G Data, uma empresa da área da segurança, o Petya é capaz de encriptar todo o disco rígido de um computador, deixando o sistema totalmente bloqueado. A vítima começa por ser atraída por uma falsa proposta de trabalho. A infeção dá-se quando o utilizador cai na ratoeira de descarregar um ficheiro, supostamente um Curriculum Vitae. Depois, o computador bloqueia e após o reinício do sistema aparece uma mensagem a indicar que o sistema está a ser reparado. No entanto, o que está realmente a acontecer é a encriptação dos dados do disco rígido. Mais tarde, o utilizador é convidado a pagar um resgaste para recuperar a informação. A mensagem avisa ainda que os ficheiros serão definitivamente eliminados caso o pagamento não seja feito.

A G Data tem informações pormenorizadas no blogue da empresa.

  • 333