exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Google está a desenvolver app que permite controlar Android apenas com a voz

A nova ferramenta gratuita da Google pretende fazer com que o sistema operativo Android seja mais fácil de controlar por pessoas com deficiências.

  • 333

Paulo Matos

A Google revelou no seu blog oficial que está a testar uma app para Android que permitirá ao utilizador controlar as principais funções do sistema operativo apenas com a voz. Denominado Voice Access, este software foi pensado para ajudar pessoas com deficiências a tirar proveito do Android sem terem de controlar o dispositivo móvel com as mãos.

Para tal, a Voice Access permitirá ao utilizador recorrer a comandos de voz para, por exemplo, abrir o Chrome, regressar ao ecrã principal ou navegar para cima e para baixo em páginas, adianta o The Verge. A app inclui também um sistema numérico em que é atribuído um número a cada aplicação para que a pessoa possa aceder a ela dizendo apenas o respetivo número.

Neste momento, a aplicação ainda está em versão beta, mas, embora não avance com uma data específica, a Google espera vir a disponibilizá-la na Play Store de forma gratuita no futuro.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"