exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Askizzy: já há uma app para os sem-abrigo

Uma organização sem fins lucrativos australiana criou uma app que ajuda os sem abrigo a estarem conectados às instituições que melhor podem ajudar em cada caso.

  • 333

Na Austrália, é bastante comum encontrar-se pessoas sem teto ou cama para dormir, mas que têm smartphones. Estes sem abrigo usam as redes Wi-Fi públicas para se manterem conectados ao mundo e as tomadas em locais públicos para carregarem os equipamentos.

A Infoxchange é uma organização sem fins lucrativos que conhece bem esta realidade e que desenvolveu uma app onde reune toda a informação sobre as mais de 350 mil instituições de solidariedade e de apoio que tem listadas. A app Askizzy faz perguntas simples e, de acordo com as respostas, vai redirecionando os sem abrigo para um centro de repouso ou uma autoridade que os proteja contra maus tratos, por exemplo. A app tem ainda ligação aos serviços de transportes públicos e ao Google Maps para guiar os utilizadores.

A Infoxchange tem uma base de dados de 350 mil instituições que prestam serviços comunitários e essa base nunca esteve ao alcance de quem efetivamente necessita dela: os sem abrigo. Agora, com a Askizzy o cenário pode mudar, explica a Cnet.

De acordo com os dados transmitidos pelo CEO da Infoxchange, David Sprigg, mais de 95% dos sem abrigo da Austrália têm telefones e, desses, 80% têm mesmo smartphones.

A app AskIzzy já foi testada em campo e vários sem abrigo deram o seu feedback para ajudar a desenvolver as funcionalidades. Os mentores do projeto querem fornecer respostas rápidas a perguntas concretas e não apresentar listas com dezenas de soluções possíveis. Assim, se o utilizador perguntar onde pode obter uma refeição quente a meio da noite, o sistema deverá ser capaz de monitorizar todas as instituições abertas naquele horário e oferecer indicações para a que fique mais próxima.