exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

App Translator da Microsoft para Android já funciona com imagens

As aplicações de tradução são particularmente úteis para quem viaja com frequência. A Microsoft não quer perder este comboio e agora disponibiliza a funcionalidade de traduzir a partir de imagens para telemóveis Android.

  • 333

Paulo Matos

Pode parecer insignificante para alguns, mas para outros – especialmente para quem viaja com frequência – pode revelar-se uma enorme mais-valia: a aplicação Translator da Microsoft para o sistema operativo Android recebeu uma atualização e passou a ter a capacidade de traduzir texto a partir de imagens guardadas no telemóvel, dispensando a necessidade de se estar a escrever ou falar. Além disso, passam a estar disponíveis para download um total de 43 idiomas diferentes, que podem ser utilizados em modo offline.

A funcionalidade de tradução a partir de uma imagem já estava disponível na versão do Translator para iOS desde fevereiro e na do Windows Phone desde 2010, recorda o The Verge. Já estivemos a testar esta funcionalidade para Android e, apesar de verificarmos que o grau de fiabilidade ainda pode ser melhorado, é uma ferramenta útil para momentos específicos – como num aeroporto ou num restaurante, por exemplo –, até porque o texto traduzido aparece sobreposto às palavras na língua original. Contudo, ao contrário do Translator do Google, que funciona com imagens em direto, a app da Microsoft obriga a que se carregue no botão de tirar uma fotografia.

  • 333