Uma fatia significativa dos sites onde se deixa o endereço de correio eletrónico vai usar essa informação para enviar emails e, muitas das vezes, satura o utilizador. Para aferir quando é que estão a bombardear os clientes, as empresas vão poder contar com o Customer Fatigue Dashboard, uma ferramenta criada pela Adobe com recurso a algoritmos e à inteligência artificial, explica a Popular Science.
Os algoritmos conseguem processar os números sobre quantos emails são abertos e clicados. À medida que esse número baixa, é sintomático de que o utilizador possa estar fatigado e que talvez seja melhor parar ou suspender o envio de mais emails. O Dashboard precisa de cerca de um mês para estar afinado ao funcionamento de determinada marca ou empresa e só a partir daí poderá fornecer recomendações sobre quantos emails em média podem ser enviados até o utilizador decidir remover a sua subscrição do serviço. Assim, as marcas conseguem identificar quando estão a comunicar de forma eficaz e quando estão a abusar.
Este comportamento do utilizador poderá variar de acordo com vários parâmetros e a ferramenta está preparada para se adaptar e fornecer recomendações ajustadas.