exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Browser Vivaldi chega a um milhão de utilizadores

A companhia norueguesa Vivaldi já conseguiu angariar um milhão de utilizadores para o seu browser em apenas seis meses.

  • 333

O Vivaldi é a criação mais recente de Jon von Tetzchner, um dos nomes associados também à criação do Opera. O novo browser surge do trabalho de uma startup sedeada em Oslo e procura ser a solução para quem considera o Firefox e o Chrome demasiado simples. O Vivaldi procura ser uma ferramenta mais poderosa e personalizável, à medida que vão surgindo os pedidos da comunidade de utilizadores. «Precisamos de alguns milhões para sermos lucrativos, cerca de cinco milhões. O plano passa por crescer a partir daí», com perspetivas de recrutar novos funcionários, disse o executivo, citado pela Cnet.

Entre as novidades do Vivaldi, estão as opções de controlo através de gestos do rato e, na versão 1.2, vai ser possível personalizar o que esses gestos permitem fazer. Nessa versão, será também possível hibernar um grupo de separadores, de forma que estejam escondidos da vista. Na versão 2.0, prevista para o final do ano, deve ser possível integrar várias contas de email diretamente no navegador.

O segmento dos browsers é dominado pela Google, com o Chrome, e já existem bastantes alternativas também muito populares, como é o caso do Firefox, do Opera, do Edge, do Baidu, do Yandex ou do UCWeb.

  • 333