Como em todas as histórias fantásticas, nos jogos também há bons e maus. Hellkeeper não foge à regra, mas segue uma lógica diferente: «Aqui, os jogadores é que são os maus, e têm de defender o inferno de uma invasão da humanidade», explica Carlos Margarido, um dos criadores do jogo e finalista da Especialização em Jogos do Mestrado de Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico. Chegará a inversão de papéis para ter sucesso no muito menos fantasioso mercado dos videojogos? «Vamos polir este jogo ao máximo durante o verão para depois poder fazer o lançamento. Já fizemos uma versão em Android e temos preparada uma versão para iOS», acrescenta o jovem, durante a mostra que juntou, na terça-feira, 19 protótipos de jogos produzidos por alunos do Técnico.
Hellkeeper foi desenhado a pensar numa potencial venda em app stores, mas nem todos os alunos da especialização de videojogos têm a mesma ambição. «Há empresas que tentam contratar gente com experiência na produção de videojogos, porque sabem que é uma área muito exigente, em que as pessoas têm mesmo de saber programar», explica Rui Prada, professor da Especialização de Videojogos.
Durante oito anos, as cadeiras dedicadas aos videojogos tiveram um caráter opcional, mas nunca sofreram com falta de alunos, recordam os professores de Engenharia Informática. A popularidade também terá contribuído para a reestruturação do curso que levou a criar uma Especialização a partir das “tais” cadeiras que antes tinham estatuto de opcionais. E foi nesta nova especialização que mais de 70 alunos concluíram este ano o mestrado de informática do Técnico – e desenvolveram vários protótipos, que poderão não estar em condições de uma entrada direta no circuito comercial, mas servem de primeira prova de fogo para ideias que seguem de perto a lógica das diferentes “famílias” de jogos.
«Vemos que os alunos estão cada vez mais comprometidos com os projetos que são desenvolvidos durante esta especialização», refere Carlos Martinho, professor da Especialização em Jogos.
Rui Prada e Carlos Martinho admitem que muitos dos visitantes da Mostra de jogos sejam antigos alunos que já estão no mercado e que, mais do que novas ideias, pretendem descobrir novos talentos. As ligações à indústria são já conhecidas: há antigos alunos a trabalhar em produtoras de jogos conhecidas como a Crytek e CD Projekt Red, mas o parceiro mais próximo dá pelo nome de Miniclip. Um dos braços tecnológicos desta última produtora de jogos está a menos de cinco minutos de distância do Técnico do Taguspark. E há quem ainda não tenha terminado o mestrado e já esteja a trabalhar na Miniclip. Além de ferramentas e apoio técnico, a produtora é apontada como uma potencial promotora de alguns dos projetos desenvolvidos pelos finalistas do mestrado.
Para os que pretendem fazer carreira nos videojogos, são duas as opções que se perfilam: «Entrar para uma empresa ou criar uma startup», refere Carlos Martinho.
Além de terem crescido sob a influência de Super Mario, GameBoy, e outras marcas consolidadas no imaginário infantil, os finalistas da Especialização em Jogos podem tirar partido de mais um fator diferenciador: a possibilidade de venderem um jogo numa das lojas de apps para telemóveis. E nesse mercado não são só as grandes produtoras, com batalhões de programadores, que podem ter sucesso. Stardew Valley, Flappy Bird ou Under Tale figuram entre os títulos que confirmam que é possível alcançar faturações chorudas com projetos que, por vezes, são montados por uma única pessoa.
No Técnico, ninguém ficou indiferente à “revolução” da mobilidade. De um momento, para o outro tornou-se possível desenvolver um jogo com escassos recursos e num período limitado, que poderá não exceder um semestre académico. O que ajuda a desenvolver uma vertente pragmática nos jovens produtores de jogos, conclui Rui Prada: «Às vezes, os alunos vêm com ideias de desenvolver jogos demasiados complexos, e nós tentamos limitar essas ideias. Até porque pode não ser muito produtivo chegar ao final do curso sem conseguir ter um jogo concluído para mostrar».
Pode conhecer mais alguns detalhes dos protótipos de jogos, clique nas imagens inseridas nesta página.