exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Apple WWDC: todas as novidades que precisa de saber

Os sistemas operativos estiveram em destaque no evento anual da Apple para programadores. O OS X mudou de nome para MacOS e a versão beta do iOS 10 chega no próximo mês.

  • 333

Paulo Matos

A Apple realizou a 27ª edição da WWDC (Worldwide Developers Conference, ou seja, o seu evento para programadores) e, como já vem sendo hábito, aproveitou a ocasião para anunciar uma série de novidades relacionadas com software. Assim, foi revelado que o iOS 10, o sistema operativo da Apple para dispositivos móveis, trará integrada a funcionalidade de 3D Touch, o que permitirá, por exemplo, um acesso mais rápido às apps e widgets a partir do ecrã bloqueado e a visualização de vídeo em direto nas notificações, avança a Cnet.

Ainda no que se refere ao iOS 10, o SDK (Software Developer's Kit) da Siri será disponibilizado aos programadores, para que eles possam vir a integrar a assistente digital nas suas apps. Além disso, a aplicação de Fotos ganhou algumas funcionalidades semelhantes à app da Google e será capaz de criar filmes de forma automática. Saliente-se que a versão beta do iOS 10 será lançada em julho e que a atualização gratuita para dispositivos compatíveis será disponibilizada no outono.

Continuando no tópico de sistemas operativos, mas passando para o ambiente de computação pessoal, a Apple anunciou que o OS X foi rebatizado de MacOS, sendo que a versão mais recente é apelidada de Sierra. Uma das principais novidades é a capacidade de desbloquear automaticamente o OS através da proximidade do Apple Watch. As novidades relativas ao Apple Watch não se ficam por aqui, pois o fabricante de Cupertino anunciou o WatchOS 3, cujo foco está na melhoria no desempenho.

Por fim, destaque-se as alterações nas aplicações Maps, que possui um sistema de navegação melhorado, e Music, que torna mais fácil aceder à biblioteca e ver as novas músicas, recomendações e estações de rádio.

  • 333