exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Windows 10 vai associar licenças à conta online do utilizador

A validação Product Activation tem causado algumas dores de cabeça aos utilizadores e a Microsoft parece ter encontrado uma solução: associar as licenças à conta online de cada utilizador.

  • 333

Por vezes, a funcionalidade de Product Activation deixa de reconhecer a licença do Windows como válida e leva a que o utilizador tenha de perder algum tempo para que o sistema reconheça a autenticidade da chave. Esse processo pode demorar apenas alguns momentos, com uns cliques no Activation Manager ou precisar de uma chamada para a Microsoft. Agora, a empresa de Redmond descreve uma solução chamada Activation Troubleshooter, que permite associar a licença digital do Windows 10 à conta Microsoft. Depois disso, mesmo que haja alterações de hardware, o utilizador pode voltar a reativar a sua licença, caso a perca, explica a PC World.

Com esta proposta, a Microsoft consegue saber qual a versão que cada utilizador tem e guiá-lo nos passos da reativação e, por exemplo, quem tem uma versão Pro e instale a versão Home por engano, pode voltar a reativar a licença Pro sem dificuldades.

Outra vantagem desta solução passa por ter a informação de sistema do OEM também armazenada na conta Microsoft, o que pode permitir restaurar o equipamento se a UEFI ficar corrompida ou se a partição onde o fabricante colocou esta informação falhar.

  • 333