exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Parqly vence Big Smart Cities

Quais os parques de estacionamento mais perto de si que têm lugares vagos? Esta é a principal pergunta a que responde Parqly, a aplicação que venceu a quarta edição do Big Smart Cities, o evento organizado pela Vodafone e que teve este ano, pela primeira vez, a participação da Ericsson.

  • 333

Exame Informática

Mário Vaz, CEO da Vodafone, e Pedro Queirós, presidente da Ericsson Portugal, entregam o cheque simbólico a Bruno Nascimento, um dos membros da equipa que desenvolveu a Parqly

Mário Vaz, CEO da Vodafone, e Pedro Queirós, presidente da Ericsson Portugal, entregam o cheque simbólico a Bruno Nascimento, um dos membros da equipa que desenvolveu a Parqly

Vodafone

À quarta edição, o Big Smart Cities ganhou alcance nacional. O evento de empreendedorismo organizado pela Vodafone começou por focar-se em projetos que fizessem de Lisboa uma cidade inteligente. Foi assim durante três anos. Agora, a Vodafone em parceria com a Ericsson estendeu o evento ao país todo o que explica, em parte, o facto de esta ter sido a edição que registou o maior número de candidaturas – mais de 230, segundo a organização.

O desafio era o de desenhar soluções que ajudem à transformação das cidades em estruturas mais inteligentes. Onde, por exemplo, o trânsito e a gestão do lixo sejam feitas de forma mais eficiente. E foi nisso que se focaram os projetos gerados um pouco por todo o país.

Os finalistas rumaram ontem a Lisboa onde fizeram um esforço final para convencer o júri de que seriam os merecedores do prémio de 10 mil euros, o direito a serem incubados no Vodafone Power Lab (incubadora que o operador tem em Lisboa e no Porto) e, ainda, uma viagem até Estocolmo para visitar o Centro de Inovação da Ericsson.

Parqly, uma aplicação desenvolvida por uma pequena equipa – três elementos, um deles português – ambiciona ajudar na resolução dos problemas de parqueamento nas grandes cidades. Para isso, mostra no telefone os lugares que estão vagos nos parques mais próximos do utilizador. É, igualmente, fornecida informação complementar sobre os transportes públicos disponíveis junto aos parques de estacionamento. A gestão de pagamento do parqueamento também é suportada dentro da app.

Este foi o projeto que mereceu mais pontos por parte do júri do Big Smart Cities e é o grande vencedor desta edição. À Exame Informática, Bruno Nascimento, um dos mentores da Parqly, referiu a importância da participação: «Ganhar é importante, claro. Mas quero destacar o privilégio que foi poder contactar com tanta gente que já tem experiência no desenvolvimento de projetos. Aprendemos muito com esta participação».

Foram ainda atribuídas três menções honrosas, assim descritas no comunicado de imprensa:

“Vodafone New Generation Networks – Take my Dronie, junta as já conhecidas selfies à tecnologia aplicada aos drones, permitindo tirar fotografias e fazer filmes, a partir do ar. Introduz no mercado um novo conceito: “Dronie”; Ericsson Internet of Things – Movtz, tecnologia que transforma qualquer ficha elétrica em ponto de recarga de veículos elétricos; Prémio do Público – Ledviser, dispositivo wearable que permite aos ciclistas indicar com antecedência a sua intenção de virar e travar, contribuindo para a redução de acidentes envolvendo ciclistas”.

  • 333