exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Já há uma beta do iOS 10

A versão beta do iOS 10 está disponível em fase de testes para todos os utilizadores. Conheça algumas novidades do sistema operativo móvel da “maçã”.

  • 333

O sistema operativo móvel está em fase de testes e pode ser instalado em qualquer equipamento, mas a Apple relembra que se trata de uma versão beta e disponibiliza uma secção de perguntas e respostas para os utilizadores menos experientes.

A Cnet já testou o iOS 10 durante alguns dias e detalha algumas das novidades encontradas, apelidando o novo sistema como um «service pack para o iOS 9». A funcionalidade Raise to Wake passa a estar disponível no iOS, como já acontecia nos Android: as mensagens são mostradas sem que seja necessário carregar no Touch ID, bastando pressionar o botão Home.

Uma das grandes novidades é a possibilidade de se eliminar algumas apps nucleares da Apple como o Stocks ou o iTunes. As aplicações não são apagadas, mas deixam de aparecer no telefone, podendo depois ser recuperadas através da App Store.

A organização das fotografias foi repensada e, agora, as imagens arquivadas na iCloud Photo Library aparecem classificadas por local, rostos ou outros pontos em comum, criando-se coleções como com o Google Photos. O iOS 10 extende as funcionalidades do 3D Touch para os equipamentos compatíveis, com algumas novidades como widgets com informação extra, por exemplo. Os Mapas e as News estão redesenhadas também e conte com uma app Home que junta todos os equipamentos conectados com o HomeKit.

No novo sistema operativo, os utilizadores vão aceder também ao Apple Music com uma nova interface, com a funcionalidade de pesquisa melhorada; a app Messages deixa que o utilizador use efeitos como tinta invisível, emojis gigantes, balões, lasers e stickers.

Há novos toques para um acordar mais suave e a app Clock oferece a possibilidade de se definir um horário para se ir para a cama.

A versão final do iOS 10 deve estar disponível para os utilizadores em setembro.

  • 333