exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Investigadores portugueses e americanos criam camada de segurança para redes sem fios

Um projeto coordenado por dois investigadores da Universidade de Coimbra levou ao desenvolvimento de algoritmos que prometem impedir a interceção de comunicações estabelecidas através de redes sem fios.

  • 333

Hugo Séneca

O projeto SWING ainda não é conhecido do grande público – mas pode ser apenas uma questão de tempo: investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e da Universidade do Colorado, nos EUA, desenvolveram uma tecnologia que permite adicionar uma nova camada de segurança às redes sem fios.

Durante o projeto coordenado pelos investigadores João Vilela e Marco Gomes foram desenvolvidos novos algoritmos de codificação e também mecanismos que produzem ruídos (conhecidos por jammers) que dificultam a interceção das comunicações levadas a cabo através de redes sem fios.

A tecnologia, que se encontra atualmente em testes laboratoriais, já abriu caminho a um pedido de registo de patente.

João Vilela e Marco Gomes estão otimistas quanto ao potencial de negócio que o novo sistema poderá ter em breve: «cada vez mais atividades são realizadas com recurso às redes sem fios, como por exemplo, transações eletrónicas, monitorização para aumento de eficiência, etc., novos riscos e vulnerabilidades se colocam, sendo necessário desenvolver novos sistemas de segurança. O projeto SWING acrescenta uma nova camada de segurança às redes sem fios», referem os dois investigadores no comunicado da Universidade de Coimbra.

  • 333