exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Mozilla prepara grande renovação do Firefox

O browser da raposa já foi muito mais popular do que é atualmente. A Mozilla quer inverter a tendência e prepara uma grande renovação do navegador.

  • 333

A transição para o Chrome e a proliferação do mobile são dois dos fatores que contribuíram para a perda da popularidade do Firefox. Agora, sabe-se que a Mozilla pretende retomar o crescimento do número de utilizadores e planeia uma grande renovação para a próxima versão.

O Firefox 48 deve chegar em agosto e com alterações na programação de forma a oferecer um desempenho mais rápido e mais seguro. A Mozilla quer implementar a Rust, uma linguagem de programação inventada para substituir a C e a C++. Esta linguagem já ganhou fãs com a Dropbox e a OpenDNS a anunciarem também o seu apoio, noticia a Cnet. O primeiro componente a ser substituído no código do Firefox é um elemento que lida com ficheiros de vídeo e de áudio. Agora, esse elemento está escrito em Rust e permite um desempenho rápido como a C++, mas sem problemas de memória que abram vulnerabilidades.

Espera-se o anúncio de mais novidades sobre a versão 48 do Firefox em breve.